Document details

Competências emocionais de crianças de pré-escolar de 4-6 anos em contexto multicultural

Author(s): Lopes, Ana Maria Gabriel

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15806

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Autoestima; Enfermagem em saúde comunitária; Promoção da saúde; Desenvolvimento infantil; Comunicação intercultural; Vulnerabilidade em saúde; Desenvolvimento social; Pré-escolar


Description

As competências emocionais são fundamentais no processo de desenvolvimento porque, ajudando a criança a desenvolvê-las, ajudamo-la a ter relações positivas com os outros e construir uma autoestima positiva. Ao elegermos a autoestima como processo privilegiado de desenvolvimento das crianças, acreditamos nas suas capacidades, convictos que esta é a estratégia mais adequada para garantir o seu bem-estar e prevenir dificuldades. Este projeto foi realizado em contexto multicultural, e teve como objetivo promover a capacitação das 21 crianças de 4-6 anos do jardim de infância da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos da Ameixoeira para o desenvolvimento de competências emocionais saudáveis. A metodologia seguida foi a do Planeamento em Saúde de Durán, e, como referencial teórico o Modelo do Défice do Autocuidado de Orem. O diagnóstico de situação efetuou-se a partir de visitas ao bairro de realojamento onde a maioria das crianças reside, da análise dos relatos das crianças enquanto desenharam “a sua casa” e “a sua família”; da análise dos Círculos Familiares de Thrower e da aplicação de um Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por de Goodman, 2005) aos encarregados de educação e à educadora das crianças. Os resultados demonstraram que as crianças apresentavam um défice de desenvolvimento das competências emocionais na dimensão da autoestima. Como estratégia selecionou-se a promoção da saúde e desenvolveram-se atividades baseadas na metodologia da Collection ESTIME DE SOI do Hôpital Sainte Justine, elaborada com base no preceito que a autoestima constitui um dos principais fatores do desenvolvimento humano. A avaliação do projeto foi feita através da perceção da apreensão de conhecimentos adquiridos pelas crianças e através de questionários de satisfação, tendo sido atingidos os objetivos operacionais. A realização deste projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária e reforçou o reconhecimento da importância da promoção da autoestima através da capacitação de um grupo de crianças de 4-6 anos.

Mestrado, Enfermagem Comunitária, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, José Edmundo
Contributor(s) Lopes, Ana Maria Gabriel
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents