Author(s):
Silva, Gonçalo André Gomes de Oliveira e
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15814
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Enfermagem pediátrica; Processos de enfermagem; Enfermeiro especialista; CIPE; Competência profissional; Documentação dos cuidados de enfermagem
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Este relatório retrata o percurso formativo tendo como objetivo a aquisição e desenvolvimento de competências inerentes ao título de enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, através do desenvolvimento de um projeto na área da documentação dos cuidados de enfermagem prestados à criança e família em contexto hospitalar. O modelo de Sistemas de Betty Neuman orientou os cuidados de enfermagem e o desenvolvimento do projeto, uma vez que permitiu a análise dos fatores que influenciam a homeostasia do sistema e os processos de saúde e doença do cliente pediátrico e sua família. Foi importante aprofundar os conhecimentos e o desenvolvimento do raciocínio clínico sobre o Processo de Enfermagem, sendo o domínio destes conceitos fulcral para a criação do padrão documental e sua implementação. A mobilização do raciocínio clínico e do processo de enfermagem é fundamental para que os enfermeiros possam beneficiar da utilização de ferramentas tecnológicas, como as aplicações informáticas de documentação dos cuidados de enfermagem. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) foi a linguagem classificada utilizada para a construção do padrão de documentação dos cuidados de enfermagem na unidade de pediatria, tal como está preconizado pela Ordem dos Enfermeiros, dadas as suas vantagens, nomeadamente, na produção de indicadores de qualidade dos ganhos em saúde, sensíveis aos cuidados de enfermagem. A metodologia utilizada envolveu a realização de atividades no âmbito de ensinos clínicos previamente planeados e que conduziram à aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista e específicas à enfermagem da criança e do jovem. As competências adquiridas abrangeram a utilização adequada do processo de enfermagem, tendo em conta a globalidade do cliente pediátrico, as variáveis que influenciam a sua situação de saúde e a satisfação das suas necessidades. Também foram aquisições importantes a capacidade de gerir recursos e liderar grupos de trabalho recorrendo à comunicação verbal e não-verbal clara, mantendo as pessoas motivadas.