Author(s):
Ribeiro, Patricia Lopes da Silva
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15835
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Enfermagem pediátrica; Enfermeiro especialista; Familia; Traqueostomia; Adaptação
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Este relatório contempla a descrição e análise do percurso de aprendizagem realizado ao longo das várias experiências de estágio, explicitando os objectivos delineados, as actividades desenvolvidas e os processos de trabalho utilizados, bem como as competências adquiridas. O trabalho, cujo tema é Cuidados Continuados em Pediatria: Capacitar a família da criança com traqueostomia e/ou submetida a VNI para a alta hospitalar, pretende analisar o papel dos prestadores de cuidados informais na continuidade de cuidados e reflectir nas intervenções do EESIP à criança cuja doença implica a necessidade de traqueostomia e/ou VNI e sua família, no sentido da continuidade dos cuidados e da promoção das competências dos prestadores de cuidados informais. Através de uma metodologia de carácter reflexivo enquanto futura EESIP, da pesquisa bibliográfica e das experiencias vividas, pretende-se conhecer o papel da família na prestação de cuidados, a preparação para a alta hospitalar e a articulação de cuidados de saúde. O enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, pelo conhecimento aprofundado que detém e pelas competências específicas que possui, tem uma responsabilidade acrescida na promoção das competências parentais para lidar com as mudanças normativas ou situações adversas que possam surgir. Ao longo dos diferentes estágios foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão, enquanto futura enfermeira especialista, cuidar da criança/jovem e família em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença, a readaptação funcional e a reinserção social em todos os contextos de vida.