Author(s):
Alfarrobinha, Cláudia Isabel dos Santos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15843
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Cuidados críticos; Enfermagem em emergência; Enfermagem pediátrica; Ferimentos e lesões
Description
Mestrado, Pessoa em Situação Crítica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Relatório de estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização da Pessoa em Situação Crítica. Tem como principais objetivos (a) apresentar e descrever de forma reflexiva as atividades realizadas nos diferentes contextos de estágio; (b) identificar as principais competências desenvolvidas no âmbito da área de especialização da Pessoa em Situação Crítica, considerando também as preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de formação; (c) refletir acerca do impacto deste percurso ao nível pessoal e profissional. Para o desenvolvimento e aquisição das competências propostas, e tendo em conta as necessidades individuais de aprendizagem e a área de estudo, recorreu-se à pesquisa e análise da bibliografia; e à prática clínica em contextos de referência na área de estudo, com supervisão de enfermeiros peritos e reflexão ao longo do percurso sob orientação dos orientadores da escola. A área temática que norteou o percurso de estágio incidiu sobre os cuidados de enfermagem especializados à criança/família vítima de trauma. O trauma é um tema atual e de extrema pertinência para a enfermagem uma vez que é uma das causas mais importantes na origem da morbilidade e mortalidade, nomeadamente na população jovem (Ordem dos Médicos, 2009). A resposta adequada ao trauma passa em grande parte pela melhoria da qualidade dos cuidados, investindo-se na formação e preparação técnica dos profissionais de saúde envolvidos na assistência à vítima de trauma (Mock et al.,2004/ 2009). O estágio foi planeado atendendo aos objetivos previamente delineados que se centraram em adquirir e desenvolver competências para a prestação de cuidados especializados à pessoa/família em situação crítica, em contexto de urgência/cuidados intensivos; e em promover a aquisição de conhecimentos e competências para prestação de cuidados de qualidade à criança/família vítima de trauma na equipa de enfermagem do contexto habitual de trabalho através da conceção, gestão e elaboração de um plano de formação. O quadro teórico de enfermagem de referência foi a Teoria da Transições de Afaf Meleis. No final do percurso realizado, e tendo em conta os objetivos propostos, considera-se ter atingido o nível de enfermeiro perito na área dos cuidados à criança/família vítima de trauma.