Author(s):
Dantas, João Alberto
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15845
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Pessoa em situação critica; Oxigenação estracorporea; Enfermagem; Papel do profissional de enfermagem; Qualidade dos cuidados de saúde; Competências
Description
Mestrado, Enfermagem Pessoa em Situação Critica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A contínua evolução verificada ao nível dos cuidados de saúde possibilita presentemente a assistência e a recuperação da pessoa gravemente doente, constituindo-se a própria prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica como uma realidade complexa. O papel do enfermeiro nas contemporâneas unidades hospitalares de cuidados críticos, dotadas de avançadas tecnologias de suporte de vida, assume-se como basilar para o sucesso desta assistência altamente evoluída, solicitando-se ao profissional de enfermagem conhecimentos e competências especializadas nesta área de modo a possuir um desempenho de elevada qualidade e segurança. O doente crítico neonatal, pediátrico ou adulto dependente de mecanismos de circulação e oxigenação extracorporal assume-se como um doente de elevada complexidade e especificidade, exigindo uma prestação de cuidados diferenciada. A aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas no âmbito da enfermagem em pessoa em situação crítica para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao doente dependente de mecanismos de circulação e oxigenação extracorporal constituiu-se como um dos objetivos deste percurso, sendo igualmente propósito deste período de aprendizagem a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas na área da formação profissional e gestão de qualidade no domínio dos cuidados de enfermagem prestados ao doente com suporte extracorporal. Para a prossecução das competências e objetivos delineados elaboraram-se atividades e estratégias a desenvolver durante um período de seis meses num conjunto de campos de estágio nacionais e internacionais, sendo a descrição e a análise crítico-reflexiva deste percurso realizada neste relatório de estágio. Neste período de aprendizagem e consolidação de conhecimentos teóricos e práticos, foram desenvolvidas competências na área da gestão da qualidade, nos domínios das aprendizagens profissionais, da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e/ou falência multiorgânica, nomeadamente daquela dependente de mecanismos de circulação e oxigenação extracorporal, e ainda da prevenção e controlo da infeção na pessoa em situação crítica.