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Transição para a parentalidade

Author(s): Rebeca, Carla Filipa Varela

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16168

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Relações profissional-família; Competência profissional; Especialidades de enfermagem; Enfermagem materno-infantil; Papel do profissional de enfermagem; Parentalidade; Desenvolvimento das competências; Assistência centrada no doente; Empowerment; Teoria da transição


Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

O nascimento de um filho é uma etapa importante na vida do Ser Humano, sendo percecionado como um momento de mudança onde o desempenho de um novo papel se impõe. A transição para a parentalidade requer a interiorização e aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades, obrigando a mudanças e ajustes para os quais muitos pais não estão preparados. A experiência profissional, aliada à necessidade do desenvolvimento de competências para Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e o interesse pelas necessidades de aprendizagem dos pais na transição para a parentalidade constituíram o cerne de uma démarche assente na temática Transição para a Parentalidade: Intervenção em Enfermagem na Promoção de Competências Parentais. O Enfermeiro possui uma posição privilegiada e a capacidade interventiva para facilitar esta transição, através da criação e implementação de estratégias para a promoção e manutenção do exercício do papel parental. Os cuidados prestados tiveram na sua base a filosofia dos Cuidados Centrados na Família e a Teoria das Transições de Afaf Meleis. O estágio foi planeado, ao longo de diferentes contextos da prática clínica, tendo como objetivo promover as competências dos pais na Transição para a Parentalidade, o que simultaneamente possibilitou o desenvolvimento de competências de natureza científica e técnico-relacional no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde infantil e pediatria. As atividades desenvolvidas permitiram alcançar a generalidade dos objetivos propostos designadamente: a construção e aplicação de instrumentos para a recolha sistemática da informação, a realização de entrevistas, observação de situações significativas com registo de interação e análise das mesmas, assim como, a elaboração de uma proposta de intervenção de Enfermagem na transição para a parentalidade, a implementar em contexto de trabalho. Os principais resultados obtidos foram o aumento do conhecimento e habilidades para a intervenção sistematizada de enfermagem na transição para a parentalidade, nomeadamente: na compreensão do processo de transição para a parentalidade; na 6 identificação das necessidades dos pais e dos fatores de risco inerentes a este processo; no estabelecimento e desenvolvimento de uma relação terapêutica, assente em tomadas de decisão partilhadas, e na capacidade para conceber intervenções sistematizadas e baseadas em evidência. O percurso percorrido permitiu-nos compreender que a transição para a parentalidade é um processo complexo e exigente para os pais, deste modo, as estratégias de facilitação e de empowerment implementadas exigem por parte do enfermeiro, conhecimento, empenho, investimento e dedicação. As competências desenvolvidas ocorreram principalmente, ao nível do domínio da melhoria contínua da qualidade e da assistência à criança e família, na maximização da sua saúde estabelecendo-se com ambos uma parceria promotora da otimização da saúde e da adequação da parentalidade (OE, 2011).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soveral, Maria Manuela; Colaço, Sónia
Contributor(s) Repositório Comum
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