Author(s):
Afonso, Isabel Sofia Nogueira Soares Moreira
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16251
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Regime terapêutico; Adolescente; Doença crónica; Teoria do autocuidado; Papel do profissional de enfermagem; Doença pulmonar; Cuidadores; Urgência pediátrica; Parceria nos cuidados de enfermagem
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
O presente relatório reflete as atividades desenvolvidas nos vários contextos de estágio e surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio com Relatório, inserido no 4º Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. O relatório centra-se na descrição e análise das atividades realizadas durante o estágio, que decorreu no período de 30 de setembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014. A nível hospitalar, o estágio foi realizado na Unidade de Neonatologia, Serviço de Urgência Pediátrica, Unidade de Infecciologia, Consultas Externas de Diabetes e VIH. A nível comunitário decorreu no Centro de Atendimento para Adolescentes, Centro de Diagnóstico Pneumológico e Centro de Desenvolvimento da Criança. Todos eles foram de grande importância para o meu percurso formativo, pessoal e profissional, permitindo ir ao encontro das necessidades de aprendizagem relacionadas com os cuidados de saúde ao adolescente através da vivência de experiências significativas as quais permitiram o desenvolvimento de competências que enriqueceram a minha experiência profissional e académica. Este relatório tem como objetivo principal desenvolver a análise crítica e reflexiva da prática clínica no processo ensino/aprendizagem. Nele se espelham as competências desenvolvidas ao longo do projeto ensino/aprendizagem. A metodologia utilizada é descritiva e reflexiva, apoiada em revisão bibliográfica.