Author(s):
Rodrigues, Natacha Jacinto Gabriel
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16276
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Doença mental grave; Enfermagem de saúde mental; Intervenções psicoterapêuticas; Intervenções de enfermagem; Tratamento farmacológico; Esquizofrenia; Entrevista motivacional
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A elaboração deste documento surge como resultado de uma análise crítico reflexiva essencialmente narrativa e descritiva, das intervenções desenvolvidas em contexto de um processo de aprendizagem baseado na prática clinica. Este percurso de desenvolvimento profissional e pessoal desenhou-se em torno de dois contextos clínicos de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, intervenção na fase de crise e intervenção na comunidade. Os participantes das intervenções foram a pessoa com doença mental grave, que apresentavam como diagnostico médico: Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Transtorno Delirante, Transtorno Depressivo Major, Transtorno Esquizoafetivo e Transtorno Psicótico SOE. Em ambos os contextos clínicos foram implementadas e desenvolvidas Intervenções Psicoterapêuticas de Adesão ao Tratamento Farmacológico na Pessoa com Doença Mental Grave. O programa constituiu-se por duas intervenções. A primeira intervenção composta por uma entrevista de acolhimento e quatro entrevistas motivacionais. A segunda intervenção constituída por duas sessões educativas. As intervenções desenvolveram-se utilizando as técnicas e princípios da entrevista motivacional, sendo complementadas com intervenções de carater educativo, essencialmente suportadas por técnicas de terapia cognitivo comportamental. Para avaliar quantitativamente os resultados foi utilizado o “Inventário de Atitudes para com a Medicação” de HOGAN, tendo todos á exceção de dois participantes revelado acréscimo da pontuação após a realização das intervenções. Este percurso traduziu-se na aquisição de um vasto leque de competências, quer a nível de planeamento, desenvolvimento e avaliação de intervenções específicas, bem como, aprimoramento de técnicas comunicacionais e relacionais terapêuticas, baseado num modelo de pratica baseada na evidencia.