Document details

A intervenção do enfermeiro no atendimento a adolescentes no âmbito da consulta de Exame Global de Saúde (EGS)

Author(s): Florêncio, Catarina Alexandra Fazenda

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16310

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermeiro especialista; Adolescente; Exame global de saúde


Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

O presente relatório insere-se no Curso de Mestrado e Pós Licenciatura na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, reflete um percurso realizado em diferentes contextos de aprendizagem, tendo por base as necessidades identificadas, as atividades implementadas e a aquisição de competências profissionais enquanto futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (EESIP). Sendo a adolescência considerada um período da vida marcante no desenvolvimento e integração de condutas e comportamentos que poderão influenciar a saúde dos indivíduos no futuro, o EESIP tem um papel preponderante na implementação de cuidados de qualidade, quer pelo conhecimento aprofundado que detém na área de especialização, quer pelas competências específicas adquiridas que lhe permitem estar desperto para a abrangência dos cuidados aos adolescentes. A temática transversal a todo este percurso foi “A intervenção do enfermeiro no atendimento a adolescentes no âmbito da Consulta de Exame Global de Saúde (EGS)”. O EGS preconizado pela Direção Geral da Saúde (DGS) é uma oportunidade para o enfermeiro responder de modo integrado às necessidades de saúde dos adolescentes , promovendo comportamentos saudáveis e prevenindo a doença. Na interação enfermeiro-adolescente, são identificadas estratégias de cuidados, as necessidades de suporte nos processos de transição vivenciados e a implementação de intervenções que promovam uma transição saudável. Durante todo este percurso sustentei a minha prática no modelo teórico de Afaf Meleis, pelo fundamento e articulação dos seus conceitos, que considerei serem adequados às características deste grupo. Como objetivos gerais pretendi desenvolver competências na mobilização dos processos e modelos de intervenção de enfermagem adequados à prestação de cuidados específicos a crianças, jovens e famílias e desenvolver metodologias de atendimento ao adolescente que, promovendo os conhecimentos da equipa de enfermagem, contribuam para a melhoria da qualidade dos cuidados, no meu local de trabalho. Nos diferentes locais de estágio, desenvolveram-se atividades e instrumentos perante as necessidades identificadas e os objetivos delineados, para o desenvolvimento de competências especializadas na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marçal, Maria Teresa
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents