Author(s): Fonseca, Ana Patrícia Pratas
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16315
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Intervenções de enfermagem; Doadores de órgãos; Pessoa em situação critica
Author(s): Fonseca, Ana Patrícia Pratas
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16315
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Intervenções de enfermagem; Doadores de órgãos; Pessoa em situação critica
Mestrado, Enfermagem a Pessoa em Situação Critica, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A escassez de órgãos que actualmente se verifica em todo o mundo, tem se tornado um problema cada vez mais visível e para o qual se têm vindo a procurar soluções para dar resposta às necessidades existentes. O doente crítico com a sua complexidade de cuidados, por vezes, pode ser considerado um potencial dador, quando infelizmente não se consegue resolver as suas falências orgânicas, no entanto, para este possa doar órgãos viáveis torna-se fundamental a qualidade dos cuidados. A viabilidade dos órgãos é directamente proporcional à qualidade dos cuidados prestados, cuidados esses em que a enfermagem tem o papel principal. As intervenções de enfermagem e a sua qualidade advém da compreensão das alterações que advém da morte cerebral. Estabeleceram-se como objectivos para o ensino clínico, os seguintes: adquirir e desenvolver competências na detecção e tratamento ativo de um possível dador, conhecer quais as contribuições dos enfermeiros na detecção e tratamento ativo de um possível dador num contexto de urgência; conhecer os protocolos de detecção e tratamento ativo de possíveis dadores de órgãos, desenvolver competências na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e à família/ pessoas significativas. Numa tentativa de alcançar os objectivos delineados, ao longo do percurso do ensino clínico pretendeu-se conhecer realidades que permitissem completar os meus conhecimentos e enriquecessem a minha prática, tendo isso em conta a escolha dos locais de ensino clínico foi direcionada para UCI’s de hospitais centrais. Durante o ensino clínico, realizaram-se um conjunto de actividades que pretenderam dar resposta aos objectivos e que permitissem adquirir e desenvolver competências especificas em enfermagem à PSC e na área da detecção e tratamento activo de possíveis dadores, nomeadamente da melhoria contínua da qualidade dos cuidados e da sua gestão, do cuidar ao doente crítico, na prevenção do controlo de infecção, da responsabilidade profissional e das aprendizagens ao nível profissional que se traduzem na melhoria dos cuidados.