Document details

A promoção do empowerment dos pais na UCEN

Author(s): Frade, Filipa Alexandra Marques

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16415

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermagem pediátrica; Parentalidade; Cuidados centrados na familia; Recém-nascido; Empowerment; Pais


Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Quando o bebé nasce prematuro, ou com necessidades especiais, o sonho da família é desfeito, o que, agregado ao internamento do RN, pode conduzir à rotura familiar (Souza, Pinheiro-Fernandes, Clara-Costa, Cruz-Enderes, Carvalho & Silva, 2010). O ambiente à volta do bebé acaba por afastar a família, havendo necessidade de promover a vinculação (Gibson, 1995). Será através desta ligação que os pais se sentirão responsáveis pelo RN e iniciarão o processo de Empowerment que lhes permite ter um papel ativo no meio que os envolve e agir, positivamente, no processo de saúde-doença do RN, desenvolvendo uma parentalidade positiva (Gibson, 1995). Ao longo de 18 semanas realizei o estágio do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem – Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria, passando por contextos como o serviço de Pediatria, a Unidade de Urgência Pediátrica, a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, onde recolhi contributos para responder à necessidade encontrada no meu local de trabalho, e para desenvolver competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Observei, em cada contexto, intervenções promotoras do Empowerment dos pais, permitindo-lhes exercer os seus direitos e terem um papel ativo nos cuidados ao RN. Estas intervenções foram implementadas na UCEN, último contexto de estágio, onde visaram a mudança de atitudes e práticas e consequentemente a melhoraria da qualidade dos cuidados prestados As intervenções mais significativas para a promoção do Empowerment são: partilhar informação com os pais; desmistificar o ambiente; realizar educação para a saúde adequada às necessidades dos pais, procurando-as; promover a vinculação; promover a parentalidade; promover o pensamento crítico; treinar as competências parentais; apoiar os pais nos cuidados e na crise; avaliar a necessidade e capacidade dos pais para ficarem junto do RN nos procedimentos invasivos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Maria Filomena
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents