Author(s): Rosendo, Eunice Cristina Marques Gabriel
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16423
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Enfermagem em reabilitação; Traumatismos da medula espinal; Cuidadores
Author(s): Rosendo, Eunice Cristina Marques Gabriel
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16423
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Enfermagem em reabilitação; Traumatismos da medula espinal; Cuidadores
Mestrado, Enfermagem de Reabilitação, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Este Relatório delineia um percurso de 18 semanas de Ensino Clínico, no âmbito do 3º semestre do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, e foca-se na análise crítica e reflexiva do desenvolvimento das competências comuns e específicas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER). Ao longo deste período tive o privilégio de acompanhar e ver in loco a intervenção do EEER, assim como o impacto da mesma na pessoa com alterações neurológicas, cardiorrespiratórias, sensoriais, de sexualidade e de eliminação. O percurso foi preenchido com inúmeras experiências de aprendizagem que permitiram a consecução dos objetivos definidos e o desenvolvimento das competências como EEER, tendo-me sido possibilitado testemunhar ganhos em saúde relevantes nas pessoas de quem cuidei, através da aplicação de escalas e instrumentos de medida adequados e utilizados na prática diária da enfermagem de reabilitação. O Projeto de Formação centrou-se na transição da pessoa com Lesão Medular (LM) no regresso a casa, sendo esta uma transição que se adivinha rodeada de dúvidas, medos e angústia, ao mesmo tempo que desejada. Foi adotada uma filosofia de cuidados guiada pela Teoria de Médio Alcance de Meleis e centrada na Pessoa e Família. A LM tem como causa principal o trauma, no entanto, as causas não traumáticas revestem-se de características muito semelhantes, no que diz respeito ao impacto na pessoa, família e sociedade. Por este motivo, neste relatório é escolhida a terminologia Lesão Medular, associada ou não a trauma e com ou sem componente vertebral, salientando essencialmente as sequelas da lesão na medula espinhal. O EEER, inserido numa equipa multidisciplinar, assume-se como um elemento crucial na reabilitação da pessoa com LM e na capacitação do cuidador familiar, facto concordante com a pesquisa realizada e a experiência vivida. Neste contexto, o Problema Geral encontrado foi: “Quais as competências que o EEER integra no seu campo de atuação e que poderão promover a resolução saudável da Transição da Pessoa com LM no regresso a casa”.