Author(s): Silva, Raquel Sofia Neves da
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16424
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Enfermagem em reabilitação; Cirurgia da coluna; Cuidados perioperatórios
Author(s): Silva, Raquel Sofia Neves da
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16424
Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Subject(s): Enfermagem em reabilitação; Cirurgia da coluna; Cuidados perioperatórios
Mestrado, Enfermagem de Reabilitação, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A crescente complexidade da população, no que concerne às necessidades em cuidados de saúde, tem determinado uma elevada exigência à profissão de enferma-gem, que transcende o conjunto tradicional de saberes e de competências. O atual paradigma lança como repto a construção de um corpo de conhecimentos de inter-venções de enfermagem cada vez mais competente e especializado, alicerçado numa atitude crítica e reflexiva na, para e sobre a prática clínica e na melhor evidência. É nesta dialética – práxis clínica e evidência científica – que foi ancorada a redação deste Relatório de Estágio, que pretende espelhar todo um projeto de aprendizagem, que teve como principal desígnio o desenvolvimento de competências de especializa-das em ER no Processo de Transição da Pessoa submetida a Cirurgia da Coluna, no período peri-operatório. A pessoa submetida a cirurgia encontra-se sujeita à vivência de inúmeros mo-mentos críticos que podem ser conducentes à ocorrência de fenómenos de transição em diferentes níveis: desenvolvimento, situacionais, saúde/doença, e até, em termos organizacionais. Neste contexto, a pessoa/família deve ser reconhecida como agente central e parceiro ativo nas decisões de saúde que lhes dizem respeito; e o EEER deve posicionar-se como elemento capacitador. Assim, as suas intervenções devem passar por uma avaliação funcional contínua, pela disponibilização de ações de au-tocuidado e de educação terapêutica – com início no pré-operatório e continuadas no pós-operatório - promovendo o crescimento educativo da pessoa face a uma nova experiência de vida, e suprimindo os défices temporários, com vista à sua autonomi-zação e ao retorno às suas atividades de vida diária. Considero que a problemática aprofundada nesta trajetória académica, se enquadra no core da disciplina, cujos resultados obtidos, terão certamente contribuído, ainda que modestamente, para o desenvolvimento da profissão e para a excelência da arte do cuidar. Não obstante, estou consciente que a finalização deste projeto, não encerra uma história intensamente vivida, mas marca sim, o início de um longo percurso que ainda está por vir.