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Quando nos (des)envolvemos em projetos de desenvolvimento local: análise crítica da prática profissional

Author(s): Costa, Cláudia

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16858

Origin: Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Subject(s): Crianças e jovens em risco; Desenvolvimento local; Participação; Cidadania; Serviço social; Serviço social; Serviço social


Description

O objeto deste relatório é a análise de vários processos de intervenção local em zonas urbanas degradadas e uma observação exaustiva sobre as práticas e os projetos implementados para e com crianças e jovens em risco de exclusão, na Iniciativa Bairros Críticos - Operação Lagarteiro Porto. O processo de reflexão, parte da descrição da minha prática e experiência profissional em processos de requalificação de zonas urbanas desqualificadas, em que a participação e a implicação dos parceiros e demais atores constituem o fator essencial para o sucesso dos programas de desenvolvimento territorial e para a sustentabilidade futura dos progressos conseguidos. Contudo, trata-se de um caminho complexo que exige uma permanente construção e reconstrução dos modelos de intervenção. Como conciliar interesses multiversos em torno de práticas (com) sentidas que possam ser partilhados e mobilizadores de recursos, em territórios de exclusão, onde as crianças e os jovens são os públicos mais vulneráveis e fragilizados? A descrição deste processo de desenvolvimento local, centrado na capacitação das faixas etárias mais jovens, com recurso a metodologias participativas, pretende demostrar o quão estruturante é esta dimensão da intervenção, na reversão do percurso de exclusão das crianças e do território. O trabalho teve em conta duas dimensões, centrando-se na reflexão em torno da participação das crianças e jovens, e na prática profissional do assistente social, num modelo concetual representativo de uma estratégia de educação para a cidadania. As ações desenvolvidas pretenderam criar condições para a implementação de práticas pedagógicas mais ajustadas, para aumentar o sucesso educativo, para apoiar os pais nas funções parentais, entre outras ações, pois só com empoderamento se torna possível que uma criança encontre a sua identidade, e se torne um cidadão, capaz de agir na escola, na família, no território e na cidade.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Granja, Berta
Contributor(s) Costa, Cláudia
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