Document details

Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância

Author(s): Marques, Vânia

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/16973

Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Jardim de Infância; Metodologia Qualitativa; Aprendizagem das Ciências; Espaço Exterior; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Malhão, Vera
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents