Document details

Concerto com banda filarmónica e instrumental orff no 1º ciclo

Author(s): Moisés, Ambrósio André Fernandes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17059

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Escola e comunidade; Prática vocal; Prática instrumental; Aprendizagem formal; Aprendizagem não formal; Relações intergeracionais e trabalho cooperativo; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; School and community; Practice vocal; Instrumental practice; Formal; Non-formal; Intergenerational relationships and cooperative work


Description

O trabalho aqui apresentado é o relatório de um projeto que foi desenvolvido na Escola Básica do 1º ciclo de Lousa, do concelho de Loures, no âmbito da disciplina de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O título atribuído ao projeto, “Concerto com Banda Filarmónica e Instrumental Orff no 1º Ciclo”, centrou-se na interligação de uma turma de quarto ano do 1º ciclo com uma Banda Filarmónica, e ainda em conseguir-se compreender quais as aprendizagens artístico-musicais e sociais despoletadas através desta mesma interligação. Este projeto baseouse no modelo C(l)A(s)P do Swanwick, (1979), contou com a participação de dezasseis alunos de uma turma de quarto ano do 1º ciclo que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular, de Música. Como tal, procurei, através da análise dos dados recolhidos, compreender se era possível responder à questão de partida para esta investigação, “Quais as aprendizagens artístico-musicais e sociais potenciadas pela interligação da Banda Filarmónica com os alunos de 4º ano do 1º ciclo do ensino básico?” • Relativamente as aprendizagens artístico-musicais, adaptando o modelo C(l)A(s)P do Swanwick (1979) ao projeto, foi possível, concretizar todas as suas atividades ligadas a vivência musical. • Aprendizagens sociais, neste projeto o trabalho cooperativo realizado entre os próprios alunos e entre estes e os músicos. Houve aprendizagem cooperativa, houve entreajuda, sentiram a necessidade de se apoiarem para que o espetáculo fosse bem-sucedido e os alunos perceberam que só com cooperação entre todos é que esse objetivo seria conseguido. Nas relações interpares, os alunos referem que há um maior respeito entre os elementos da turma e um ponto de interesse entre eles que é a música.

The work presented here is the report of a project that was developed at the Basic School of the 1st cycle of Lousa, in the municipality of Loures, under the discipline of Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education, taught at the School of Education Of the Polytechnic Institute of Setúbal. The title attributed to the project, "Concert with Band Philharmonic and Instrumental Orff in the 1st Cycle", was focused on the interconnection of a fourth year group of the 1st cycle with a Philharmonic Band, and also in being able to understand what artistic- Musical and social events triggered through this same interconnection. This project was based on the Swanwick Method C (1) A (s) P (1979), with the participation of sixteen students from a fourth year class of the 1st cycle attending Curriculum Enrichment Activities, Music. The presentation of the results comes from the triangulation of all the collected data. As such, I through this same analysis of the collected data, to understand if it was possible to answer the question of departure for this research, "What artisticmusical and social learning fostered by the interconnection of the Philharmonic Band with the students of the 4th year of the 1st Cycle of basic education? ". • Concerning the artistic-musical learning, adapting the C (l) A (s) P model of Swanwick (1979) to the project, it was possible to concretize all his activities linked to musical experience. • Social learning, in this project the cooperative work carried out between the students themselves and between them and the musicians. There was cooperative learning, there was mutual help, they felt the need to support themselves in order to make the show successful, and the students realized that only with cooperation among all could this goal be achieved. In peer relationships, students report that there is a greater respect between the elements of the class and a point of interest between them that is the music.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vasconcelos, António Ângelo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents