Author(s):
Santos, Vera Lúcia Chaves dos
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17060
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Pedagogia participativa; Estratégias de ensino-aprendizagem recreativas; Tarefas de exploração; Jogo; Participative pedagogy; Recreational teaching-learning strategies; Exploration tasks; Game; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio
Description
O presente projeto de investigação procura perceber qual a influência das propostas pedagógicas recreativas como alternativa às desenvolvidas, habitualmente, no quotidiano escolar. Estas propostas configuram ao que designamos por brincadeiras e jogos. No seguimento deste objetivo formulei a seguinte questão, como base de orientação para o projeto a realizar: “De que modo a utilização de tarefas recreativas contribuem para o comprometimento dos alunos com as aprendizagens?”. Na concretização destes projetos e por entender ser o tipo de estudo mais adequado utilizei uma abordagem próxima da investigação ação. Em termos da recolha de dados utilizei a observação participante, a análise documental, o inquérito por questionário e as entrevistas. Como principais resultados destaco a efetiva influência das tarefas recreativas e dos jogos no desenvolvimento holístico das crianças, sendo que estas proporcionaram um progresso além das competências cognitivas adstritas às tarefas em estudo.
This research project seeks to understand the influence of recreational pedagogical proposals as an alternative to those developed, usually, in daily school life. These proposals configure what we call play and games. In the follow up of this objective I formulated the following question as a guideline for the project to be carried out: “In what way do the use of recreational tasks contribute to the commitment of students with learning?”. In the execution of these projects and because I believe it to be the most appropriate type of study, I used an approach close to action research. In terms of data collection, I used participant observation, documental analysis, questionnaire survey and interviews. As main results, I highlight the effective influence of recreational tasks and games in the holistic development of children, which provided a progress beyond the cognitive skills related to the tasks under study.