Document details

A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático

Author(s): Dias, António Pedro

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17220

Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

Subject(s): História da fotografia; Fotografia a cores; Fatores de atraso; Fotografia monocromática; Estudos de fotografia


Description

Este trabalho tem duas componentes. A primeira, uma investigação da história da fotografia a cores e dos seus procedimentos, a segunda, uma componente prática, o meu projeto fotográfico. Surpreendentemente, foi a componente prática que arrastou a investigação histórica. Na verdade, à medida que ia evoluindo no conhecimento dos processos da fotografia a cores, fui-me deparando com uma questão para a qual não encontrava resposta cabal nos autores que escrevem sobre a Historia da fotografia: Que fatores impediram uma mais rápida disseminação da fotografia a cores, por comparação com o desenvolvimento da fotografia monocromática? Encetei, assim, a procura de uma resposta, tendo concluído que a fotografia a cores só não atingiu a maturidade artística mais cedo basicamente por dois grandes motivos. O primeiro deveu-se à dificuldade de fixar a imagem a cores num suporte exequível do ponto de vista técnico. O segundo, o medo que alguns fotógrafos tiveram da mudança, para um processo em que perdiam parte do controlo da revelação e da impressão, além de ser mais dispendioso. No que toca à parte prática, pude experimentar processos digitais e processos hoje classificados como “analógicos”. Ambos contribuíram para, com as suas particularidades, “pintar” a cor que quis dar às imagens que realizei e, que, no contexto académico deste projeto, vou mostrar.

This work has two components. The first is an investigation about the history of color photography and its procedures, the second is a practical component, my photographic project. Surprisingly, it was the practice component that dragged historical research. In fact, as I was evolving knowledge of the color photography process, I faced with a question to which I found no clear answer in the authors who write about photography history: What were the factors preventing a more rapid spread of color photography in comparison with the development of monochrome photography? I wended thus the search for an answer, and concluded that the color photography only not reached artistic maturity earlier basically for two main reasons. The first was due to the difficulty for fixing the color image on a support feasible from a technical point of view. The second was the fear of change that some photographers had, in a process they lost control of the developing and printing, and much more expensive. As regards the practical part, I experienced digital processes and processes today classified as "analog". Both contributed with its peculiarities to "paint" the color I want to give to the images I made, and that I will show in the academic context of this project.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lemos, Aníbal
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents