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Arte urbana em plataformas digitais

Author(s): Gomes, Pedro Alexandre Teixeira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17256

Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

Subject(s): Design visual; Arte urbana; Plataformas Web; Branding; Responsive Web Design


Description

Este estudo pretende abordar o contexto das plataformas web como ferramenta na divulgação de arte urbana, na qual se propõe analisar a referida temática através dos seguintes objetivos: i) a divulgação da arte urbana a partir das novas tecnologias; ii) e a verificação do impacto da arte urbana nas dimensões económica e socioculturais através de uma plataforma digital. A pertinência deste tema será a arte urbana portuguesa, assim como, vai dar a conhecer a importância do artista urbano na cultura visual contemporânea, e paralelamente, dará foco a questões ligadas à diferenciação e originalidade de cada artista. O impacto da arte urbana no núcleo económico e sociocultural vai fornecer uma mais valia ao fluxo de turismo no território português, permitindo que Portugal possa promover a sua identidade cultural e urbana no paradigma global. Pretende-se também abordar as novas tecnologias como meio de comunicação abordando assuntos a ela inerentes, tais como, navegação / branding / sistemas de identidade / usabilidade / adaptabilidade do design aos vários hardwares digitais através de um responsive web design. A Metodologia utilizada tem dois grandes focos de apoio: não intervencionista e intervencionista. A primeira é composta pela revisão da literatura e pelos estudos de casos e pretende dar resposta a uma questão que foi formulada face aos objectivos e pertinência. Essa mesma resposta é o cerne da hipótese que afunila o conhecimento adquirido em alguns pré-requisitos que têm em vista uma aplicabilidade em projeto. Aqui a componente intervencionista é maioritária pois o candidato irá testar os requisitos mencionados num projeto concreto tendo em vista a sua implementação no mercado tecnológico. Os resultados deste projeto farão parte das conclusões e recomendações futuras.

The present study aims to approach the context of web platforms and also their utility on promoting urban art as an important tool, in wich will analyse the subject with the following goals: i) the promotion of urban art through the nwe tecnologies; ii) and the evaluation of urban art impact in the social and cultural dimension through a digital platform. The relevance of this subject contains the promotion of portuguese urban art, as such, the importance of the urban artist as a rich element in the visual culture, and also in sideways, will give focus on matters such as the uniqueness and distinction of each artist. The impact of urban art in the social and cultural core will provide a huge asset to the flow of touris min portuguese territory allowing that Portugal can open himself to the world and promote his cultural and urban identity through a worldwide scale. The intention of this study is to project urban art as an touristic aspect in portuguese territory, as such, approach the new tecnologies as a communication mean, discussing all the subjects that are connected with it, for exemple, browsing / branding / visual identity systems / usabilty / design adaptation in the web through a responsive web design. The Methodology used has two big focus: the interventionist one and the none interventionist. The first one is composed by theorical aspects and study cases in order to give an answer to a question that was formulated due to the goals of this project. That same answer is the core of the hypothesis which gathers all the knowledge in some pre-requisites that aim the applicabilty of this project. In this study, the non interventionist component is major due to the testing of the requirements mentioned with the purpose of his implementation on the market. The results of this project will be part of the conclusions and future recommendations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Fernando
Contributor(s) Repositório Comum
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