Document details

Tourism & hospitality living lab: dispositivo para controlo da satisfação do turismo e qualidade de vida na cidade

Author(s): Oliveira, Patrícia João Rodrigues

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17318

Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

Subject(s): Turismo das cidades; Marketing territorial; Living Labs; City branding; Co-criação


Description

O turismo das cidades é um dos segmentos com maior e mais rápido crescimento em todo o mundo e a sua natureza mutável torna-se cada vez mais evidente em muitas cidades incluindo a cidade de Lisboa. O acesso à informação através de dispositivos móveis é constante e os turistas procuram encontrar e consumir experiências locais onde a interação com os residentes torna-se um aspeto importante. Embora o impacto das TIC (tecnologias de informação e comunicação) na indústria do turismo assim como no comportamento dos turistas e nas experiências de viagens tenha sido reconhecido, a implicação deste novo tipo de turismo urbano necessita de mais atenção por parte dos gestores das cidades (Bock, 2015).Foi realizado um estudo de caso conforme um plano de investigação flexível (Robson, 2002), envolvendo 191 sujeitos, através de uma sequência de métodos mistos (quali-quanti) em duas fases, através das quais foram identificados os aspetos percecionados mais importantes – e reveladas as dimensões latentes determinantes - para a satisfação dos turistas e para a qualidade de vida na cidade. Esta investigação apresenta a conceção de uma plataforma tecnológica de interação, inovação e controlo do desempenho da atividade do turismo na cidade de Lisboa baseada na metodologia Living Labs (Ståhlbröst e Holst, 2012), aplicada em conformidade com o Just-in- Time Brand Model (Rosa e Mendes, 2015) para a gestão e inovação das marcas, e com recurso a métodos de cocriação, envolvendo turistas (visitantes), e restantes stakeholders da cidade. Permite-se assim inovar em cocriação e gerir mais eficazmente a cidade de Lisboa enquanto marca diferenciadora para o destino turístico.

The tourism of cities is one of the segments with the highest and fastest growth in the world and its changing nature becomes increasingly apparent in many cities including Lisbon. Access to information through mobile devices is constant and tourists seek to find and consume local experiences where interaction with residents becomes an important aspect. Although the impact of ICT (information and communication technologies) in the tourism industry as well as in the behavior of tourists and the travel experiences has been recognized, the implication of this new type of urban tourism needs more attention from managers of cities (Bock, 2015).A case study was carried out in agreement with a flexible research plan (Robson, 2002),involving 191 subjects, through a sequence of mixed methods (qualitative and quantitative) in two stages through which the most important perceived aspects were identified - and revealed the decisive latent dimensions - for the satisfaction of tourists and quality of life in the city. This research presents the design of a technology platform for interaction, innovation and performance control of the tourism activities in Lisbon based on the Living Labs methodology (Ståhlbröst and Holst, 2012), applied in accordance with the Just-in-Time Brand Model (Rosa and Mendes, 2015) for the management and innovation of brands, and with co-creative methods, involving tourists (visitors), and other stakeholders of the city. It thus enables innovation in co-creation and more effectively management of the city of Lisbon as a differentiated brand for the touristic destination.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Carlos Alves
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents