Document details

Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura

Author(s): Gregório, Ana Rubina Valério

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17429

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Mapas Conceptuais; Leitura; Novak; Aprendizagem Significativa


Description

O presente Relatório final reflete sobre o trabalho desenvolvido nas unidades Curriculares de Prática Educativa no 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), do Curso de Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste documento, manifestam-se as dimensões descritivas, reflexivas e investigativas inerentes ao estágio . Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, relativamente ao uso dos mapas conceptuais como estratégia de ensino para a compreensão da leitura. É feita referência à sua importância no ensino, assim como, a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Na segunda parte do atual trabalho é apresentado o período de estágio no 1º e 2º CEB, que envolveu quatro áreas do saber: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Em cada uma delas, é apresentada uma fundamentação da prática e a respetiva reflexão.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-; Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-; Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-; Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-; Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Contributor(s) Gregório, Ana Rubina Valério
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents