Document details

Projeto educativo de prevenção e intervenção social num contexto escolar: (re)educar-te(me)

Author(s): Moreira, Cláudia Solange Fernandes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17729

Origin: Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Subject(s): Jovens; Educação; Sucesso escolar; Absentismo escolar; Desqualificação escolar; Intervenção social; Serviço social


Description

“Nas sociedades contemporâneas o sucesso escolar constitui não apenas uma preocupação omnipresente de professores, estudantes e as suas famílias, mas é igualmente um tema central na agenda politica e mediática. Assim, tem-se afirmado a convicção de que o êxito na e da escola é um fator importante para o desenvolvimento, a integração e o bem-estar, quer de cada indivíduo, quer dos grupos e da sociedade como um todo.” (Veloso & Abrantes, 2013, p. 1) A preocupação com a temática da Educação e Formação constitui, há vários anos, um dos eixos prioritários do Governo Constitucional de Portugal. Versa sobre o absentismo e a desqualificação escolar, a certeza, de que ambas, geram influências nefastas, seja a curto, médio ou longo prazo, nos mais variados níveis da sociedade (económico, social, cultural). A nossa investigação partiu da observação e análise dos valores nacionais relativamente aos níveis de desemprego, de absentismo e desqualificação escolar, onde se verificou que, de facto, a maioria dos indivíduos afastados do mercado de trabalho haviam mantido uma fraca relação com o sistema educativo. Dessa forma, inferimos que, quanto maior for a qualificação escolar de um indivíduo, menor será a probabilidade de o mesmo se encontrar numa situação de desemprego, e por consequência de exclusão social. Consideramos que, apesar de a problemática ser demasiado vasta e dependente de diversas condicionantes, os projetos de intervenção social, constituem apoios benéficos no combate ao absentismo e desqualificação escolar, apresentando maiores probabilidades de sucesso, quando se verifica uma aplicação preventiva. É neste sentido que pretendemos apresentar uma proposta de um projeto educativo de prevenção e intervenção social em contexto escolar, por acreditarmos que a escola, para além de ser o espaço que maior quantidade de jovens reúne em regime obrigatório, é também um local, onde diferentes tipos de aprendizagens são concretizados e onde percursos de vida são pré-definidos. O trabalho que aqui apresentamos é circunscrito territorialmente pela Área Metropolitana e Distrito do Porto, concretamente os concelhos de Porto, Matosinhos, Gondomar, Santo Tirso e Valongo, constituindo na arte o veículo prioritário de intervenção social em contexto escolar.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Melo, Sara
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents