Author(s):
Moreira, Cláudia Solange Fernandes
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17729
Origin: Instituto Superior de Serviço Social do Porto
Subject(s): Jovens; Educação; Sucesso escolar; Absentismo escolar; Desqualificação escolar; Intervenção social; Serviço social
Description
“Nas sociedades contemporâneas o sucesso escolar constitui não apenas uma preocupação omnipresente de professores, estudantes e as suas famílias, mas é igualmente um tema central na agenda politica e mediática. Assim, tem-se afirmado a convicção de que o êxito na e da escola é um fator importante para o desenvolvimento, a integração e o bem-estar, quer de cada indivíduo, quer dos grupos e da sociedade como um todo.” (Veloso & Abrantes, 2013, p. 1) A preocupação com a temática da Educação e Formação constitui, há vários anos, um dos eixos prioritários do Governo Constitucional de Portugal. Versa sobre o absentismo e a desqualificação escolar, a certeza, de que ambas, geram influências nefastas, seja a curto, médio ou longo prazo, nos mais variados níveis da sociedade (económico, social, cultural). A nossa investigação partiu da observação e análise dos valores nacionais relativamente aos níveis de desemprego, de absentismo e desqualificação escolar, onde se verificou que, de facto, a maioria dos indivíduos afastados do mercado de trabalho haviam mantido uma fraca relação com o sistema educativo. Dessa forma, inferimos que, quanto maior for a qualificação escolar de um indivíduo, menor será a probabilidade de o mesmo se encontrar numa situação de desemprego, e por consequência de exclusão social. Consideramos que, apesar de a problemática ser demasiado vasta e dependente de diversas condicionantes, os projetos de intervenção social, constituem apoios benéficos no combate ao absentismo e desqualificação escolar, apresentando maiores probabilidades de sucesso, quando se verifica uma aplicação preventiva. É neste sentido que pretendemos apresentar uma proposta de um projeto educativo de prevenção e intervenção social em contexto escolar, por acreditarmos que a escola, para além de ser o espaço que maior quantidade de jovens reúne em regime obrigatório, é também um local, onde diferentes tipos de aprendizagens são concretizados e onde percursos de vida são pré-definidos. O trabalho que aqui apresentamos é circunscrito territorialmente pela Área Metropolitana e Distrito do Porto, concretamente os concelhos de Porto, Matosinhos, Gondomar, Santo Tirso e Valongo, constituindo na arte o veículo prioritário de intervenção social em contexto escolar.