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A otimização do ensaio na orquestra - Um estudo de caso em contexto escolar

Author(s): Ernesto Miguel da Silva Fontes Coelho

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/17825

Origin: Conservatório Superior de Música de Gaia

Subject(s): ensaio; orquestra; otimização; maestros; estudantes; escolas de ensino artístico; repertório


Description

O objetivo deste Projeto Educativo consiste na compreensão de alguns dos mais importantes fatores que influenciam a rentabilização de um Ensaio de Orquestra Escolar, bem como na compreensão da forma como essa influência se faz sentir. Um agrupamento juvenil, de estudantes de música, reage necessariamente de forma diferente da forma como reage um agrupamento de adultos, e/ou profissional. Este Projeto Educativo concentrou-se nos grupos juvenis, de adolescentes, em ambiente de orquestra escolar. Pretendeu-se, assim, avaliar fatores no âmbito dos diferentes parâmetros: fatores psicológicos, intersociais, estruturais e organizacionais. Foram analisadas várias teorias que discutem a influência da motivação individual e da personalidade no desenvolvimento do nível técnico dos jovens músicos. Também foram analisados os efeitos do treino, do tempo e do talento. Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa e de análise quantitativa, pretendeu-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, tais como: Soloboda (1991); Gabrielsson (1993); Ford e Davidson (2003); Baddeley (1991); Tausky (1995); Grusson (1998); Hallam (1998), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica foi sustentada pelo modelo de investigação científica denominado Estudo de Caso. A primeira parte deste trabalho é completamente baseada na discussão de teorias vigentes e na apresentação de novas teorias acerca da temática em estudo. A segunda parte do trabalho consiste na análise de dados e dos resultados obtidos num estudo de trabalho de campo, realizado com grupos de estudantes participantes de três grupos orquestrais, os seus respetivos maestros e os diretores das escolas de onde esses grupos pertencem. O objetivo consistiu em avaliar a veracidade das teorias abordadas na primeira parte, e deixar clara a influência de vários fatores no desenrolar/rentabilização do trabalho de uma orquestra juvenil de estudantes de música. Como conclusão final, podemos afirmar que o desenvolvimento técnico dos alunos de uma orquestra juvenil escolar e o consequente impacto na performance coletiva do grupo, é influenciado por fatores tão diversos como os de relacionamento entre pares, motivações intrínsecas, ambiente social do grupo, instalações e atitudes coletivas. Com este estudo julgo ter contribuído para uma melhor perceção das interações e dinâmicas interpessoais que se estabelecem no âmbito de um Ensaio e que afetam, positivamente ou negativamente, o desenrolar deste.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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