Author(s):
Leal, Catarina Sofia Marques
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18010
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Qualidade; Sistemas de gestão da qualidade; NP EN ISO 9001:2015; Auditorias internas da qualidade
Description
“O sistema da qualidade é o instrumento básico para a modulação da qualidade nas ISO 9000 e as auditorias desse sistema constituem o elemento fundamental na avaliação da eficácia do sistema”. (Morais, 2004, pg. 9) Nas últimas décadas as organizações têm vindo a enfrentar mudanças significativas no meio-envolvente onde estão inseridas, confrontando-se com ambientes cada vez mais complexos, exigentes e dinâmicos. Assim, torna-se importante adotarem estratégias para conseguirem não só sobreviver mas tornarem-se competitivas e oferecerem produtos e serviços que vão de encontro às necessidades e expectativas dos clientes. Desta forma, a implementação de sistemas de gestão da qualidade segundo as normas da família ISO 9000 capacita as organizações para operarem de forma eficaz, produzirem e oferecerem produtos e serviços de qualidade. O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado no Gabinete da Qualidade da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E., pretendendo refletir todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado e a sua aplicação em contexto de trabalho.