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Internacionalização como Intrumento de Notoridade: Gelados Santini, na orla de Copacabana

Author(s): Toconola Smith, Judite

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18040

Origin: Instituto Superior de Gestão

Subject(s): Parcerias, Internacionalização, Marca, Notoriedade


Description

O objetivo deste trabalho é analisar qualitativamente o ganho de notoriedade da marca proveniente do processo de internacionalização para uma região com glamour, como é a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O desafio de reflexão sugere uma abordagem sobre o inovar no posicionamento da marca de modo a criar valor, sendo o investimento internacional, sob a figura de franchising, um instrumento da estratégia de marketing mix da empresa. Finalmente, são identificados os fatores críticos do investimento direto estrangeiro de modo a mitigar os riscos do sempre problemático processo de internacionalização. O estudo observa uma tendência para o desenvolvimento de marcas globais, consequente do processo de globalização da informação e comunicação, e da maior facilidade em lidar com intermediários globais. Muitas empresas operam com marcas a nível global, sendo que muitas vezes conseguem ganhar vantagens não só derivado da escala, mas também do reconhecimento da própria marca. A identidade de uma marca é o veículo de transmissão da estratégia e valores das empresas, e, consequentemente, dos seus stakeholders. Uma marca forte, porque bem conceptualizada na forma e no seu plano de proteção e gestão jurídica, será sempre um ativo promotor de competitividade da empresa e da sua oferta, atraindo melhores públicos, parceiros e investidores. A negligência ou arbitrariedade da sua particular atenção tende a acentuar riscos reputacionais e gerar prejuízos financeiros significativos. A revisão da literatura procurou sistematizar algumas das principais teorias, com enfâse em temas como a importância da marca, da notoriedade, das parcerias estratégicas e da internacionalização. Os assuntos em apreço são elementos críticos para maximização de competências das organizações como forma de apresentar valor agregado partilhado, ou promover uma vantagem competitiva sustentável.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira de Carvalho, Rui
Contributor(s) Repositório Comum
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