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A hotelaria acessivel: bases conceptuais e exemplos de aplicação em Portugal

Author(s): Arsénio, Magda Manuela

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18240

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): hotelaria acessível; turismo; acessibilidades; turismo para todos; desenho universal; accessible hotels; tourism; tourism for all; universal design; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O objetivo central deste estudo é debater a problemática da hotelaria acessível. Esta enquadra-se no tema mais amplo do turismo acessível ou turismo para todos ou ainda turismo inclusivo. Pretendo mostrar que, apesar de existirem ainda muitas lacunas nesta área, têm sido dados passos significativos, nomeadamente ao nível legislativo, no sentido de os hotéis permitirem às pessoas com necessidades específicas o usufruto dos produtos, serviços e ambientes, de forma autónoma e com equidade e dignidade. Constatando-se que o número de pessoas com alguma limitação - e também o crescimento do turismo sénior, dado o rápido envelhecimento da população -e que viajam e se hospedam em unidades hoteleiras continua a aumentar, pretendo realçar que tal circunstância aumenta o valor do segmento de turismo acessível no mercado hoteleiro. Defendo que a hotelaria acessível deve ser encarada como uma oportunidade mais do que como uma obrigação, porque os hotéis que investem na acessibilidade das infraestruturas e serviços turísticos têm uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes e aumentar as suas receitas. Através do estudo de três hotéis portugueses, procuro averiguar se seguem o Guia de boas práticas de acessibilidade na hotelaria bem como a norma portuguesa de qualidade em estabelecimentos hoteleiros. Porque muito há ainda por fazer, proponho mais ações de sensibilização junto das lideranças e funcionários hoteleiros e também mais ações de formação nas Escolas de Hotelaria e Turismo para responder ao grande desafio de uma hotelaria acessível, que é uma área estratégica para a promoção dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência ou incapacidade.

The main objective of this study is to discuss the problem of accessible hotels. This is part of the broader issue of accessible tourism or tourism for all or inclusive tourism. I intend to show that, although there are still many gaps in this area there have been significant steps, including at the legislative level, for hotels to allow people with special needs the enjoyment of products, services and environments, independently and with equity and dignity. It is found that the number of people with some limitation - and the senior tourism growth due to the rapid aging of the population -which traveling and staying in hotel units continues to increase, so I want to emphasize that this circumstance increases the segment value of accessible tourism in the hotel market. Studies and/or reports show the number of people some limitation along with the senior tourism tend to increase with – more - travelling and hotel stays, therefore I want to show how important this segment is and will be within the hotel market. I argue that accessible hotels should be seen as an opportunity rather than as an obligation, because the hotels that invest in accessibility of infrastructure and tourist services have an excellent opportunity to gain new customers and increase their revenues. Through the study of three Portuguese hotels, I try to find out the following guide to good accessibility practices in hospitality and the Portuguese standard of quality in hotels. Because much remains to be done, I propose more awareness actions with the hoteliers’ leaders and employees, and also more training activities in Tourism Schools to respond to the challenge of accessible hotels, which is a strategic area for the promotion of fundamental rights for people with disabilities.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Boavida-Portugal, Luís Manuel Gomes
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
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