Document details

Dois mundos: aprender para ensinar e ensinar para aprender

Author(s): Rodrigues, Rosana Domingues

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18341

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Ensino Básico 1º Ciclo; Experiências de Aprendizagem; Educação Pré-Escolar; Abordagem de Mosaico; Pedagogia Participativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Transição Pré-Escolar - Ensino Básico 1º Ciclo


Description

A temática do processo de ensino-aprendizagem/ensinar-aprender tem sido objeto de investigação ao longo do tempo, desde a Antiguidade, por diversos pensadores e autores. É ideia comum entre eles que os agentes e participantes com mais relevo neste processo são os educadores, os professores, as crianças e a família. Os pensadores da educação são unânimes em colocar uma tónica especial na família, tendo em conta que a criança é produto do contexto que a rodeia, muito em especial, da sua família, uma vez que é no seio familiar que ela passa a maior parte do seu tempo. No contexto das relações interpessoais que se estabelecem com a criança, é ponto assente que estas devem ser pautadas pelo respeito, pela compreensão, pela ajuda mútua, pela confiança e pela segurança. Só neste ambiente marcado por uma lógica de organização e estruturação é que é possível levar a cabo um processo de ensinoaprendizagem de qualidade. Assim, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que tem como principal objetivo analisar de uma forma crítico-reflexiva, as experiências e aprendizagens assimiladas após o primeiro contacto com a realidade escolar, em ambos os estágios. Para satisfazer o objetivo do relatório, a organização do mesmo encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a Parte I se prende com a caracterização dos contextos socioeducativos e algumas vivências do estágio. Por sua vez, na Parte II são abordadas as experiências-chave que enriqueceram o meu percurso formativo e o desenvolvimento de competências e capacidades pessoais, académicas e profissionais. As reflexões dos estágios e das experiências-chave foram fundamentadas nas vivências assimiladas durante esta fase e, também, assentes nas conceções de autores considerados relevantes para a compreensão das temáticas em causa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-; Loff, Philippe Bernard, 1955-
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents