Author(s): Brás, Cátia Sofia Madeira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18342
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Aprendizagem; Creche; Projeto; Autonomia; Infância; Reflexão; Criança
Author(s): Brás, Cátia Sofia Madeira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18342
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Aprendizagem; Creche; Projeto; Autonomia; Infância; Reflexão; Criança
O presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças.