Author(s):
Lopes, Ângela Maria Cordeiro
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18493
Origin: Instituto Politécnico de Tomar
Subject(s): Qualidade; Sistema de gestão de qualidade; Instituições particulares de solidariedade social; Modelo de avaliação da qualidade; Serviço de apoio domiciliário
Description
Na última década tem-se verificado uma reestruturação nos métodos de trabalho nas organizações, e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) não são exceção. Estas mudanças têm sido impostas pelos mercados, pelo Instituto da Segurança Social e pela necessidade das organizações prestarem serviços de qualidade, reconhecidos pela sociedade. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade é crucial, para que haja esse reconhecimento. A Segurança Social propõe às IPSS a implementação de um Modelo de Avaliação da Qualidade (MAQ). Este trabalho surge no âmbito do projeto do Mestrado de Gestão em Recursos de Saúde, e pretende demonstrar o trabalho desenvolvido numa IPSS, em que o principal objetivo, era contribuir para a implementação do MAQ na Associação Amparo Familiar de Mira de Aire (AAFMA), na resposta social do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), através da elaboração de processos chave, instruções de trabalho e impressos.