Author(s):
Marques, Maria Luísa Couceiro
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18642
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): PHDA; Envolvimento em Tarefas; Autoestima; Autoconceito; Princípios de Modificação Comportamental
Description
O presente trabalho relata uma intervenção realizada com um aluno com PHDA, em contexto de sala de aula, numa turma do segundo ciclo, que foi o sujeito do nosso estudo. Este apresentava défice de atenção/concentração, desinteresse, falta de autonomia, baixo autoconceito, baixa autoestima e dificuldades de aprendizagem. Tivemos, assim, como objetivo delinear estratégias que melhorassem a atenção do aluno e que promovessem um maior envolvimento deste em tarefas da aula, de modo a contribuir para o seu sucesso escolar. Foi nossa pretensão, ainda, melhorar a sua autoestima e o seu autoconceito. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica que se baseou nos princípios da modificação comportamental. Os resultados obtidos no final da intervenção revelaram que as estratégias utilizadas foram as adequadas, tendo-se conseguido atingir os objetivos propostos.