Document details

A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica

Author(s): António, Maria Manuela Machado

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18666

Origin: Universidade Europeia

Subject(s): Turismo cultural; Turismo literário; Netnografia; Análise de conteúdo; Associações de memória; Imagem de marca; Fundação José Saramago; Casa dos Bicos; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Marcelo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents