Document details

O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1º ciclo do ensino básico - estudo de caso

Author(s): Mosqueira, Patrícia de Matos Ribeiro Alves

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18709

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): professores e formação profissional; supervisão; desenvolvimento profissional; ensino básico 1° ciclo


Description

Este trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens da supervisão pedagógica e do supervisor nos primeiros anos de prática docente, mas também sobre toda a sua problemática numa perspetiva de um melhor entendimento do conceito e dos outros que lhes estão relacionados, nomeadamente a reflexividade docente. Abordam-se as diferenças da supervisão no que respeita ao supervisor e ao supervisionado e analisam-se as formas e as dimensões dessa supervisão, bem como os estilos que o supervisor poderá/deverá assumir. Abordamos ainda a importância crescente da reflexividade docente e o papel preponderante da reflexão como modelo de supervisão. Neste trabalho utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa, um estudo de caso que tem como problema de investigação a seguinte questão: Qual o papel da Supervisão Pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para a concretização da investigação foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: entrevista semiestruturada, observação de professores em início de carreira e análise documental. Após a interpretação e análise dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente. O presente estudo pretende figurar um suporte reflexivo para a prática docente dos professores principiantes e dar a conhecer que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Mosqueira, Patrícia de Matos Ribeiro Alves
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents