Author(s): Silva, Ana
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18829
Origin: Escola Superior de Artes e Design
Subject(s): Design gráfico; Coleção; Portugal; Arquivo; Memória; Design
Author(s): Silva, Ana
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18829
Origin: Escola Superior de Artes e Design
Subject(s): Design gráfico; Coleção; Portugal; Arquivo; Memória; Design
O crescente interesse e investimento na historiografia do design português leva-nos a descobrir trabalhos assinados e anónimos que sobreviveram ao tempo e são hoje um testemunho gráfico da sua época. Grande parte destes objetos de ephemera sobreviveu pelas mãos de colecionadores, essas pessoas que já fazem parte do mundo da Arte há séculos, de génio particular, sentimentais com os seus pertences, mas que não costumam ter uma lugar de destaque no universo do design gráfico português. Esta dissertação dispõe o momento atual da historiografia do design português, cruza-o com algumas noções de collection studies e procura apresentar, através de estudos de caso com recurso a entrevistas, alguns colecionadores privados de design gráfico em Portugal. Através da análise das suas características distintivas e usando outras entrevistas como suporte, procuramos abrir um tema de investigação em design gráfico português. Não se trata apenas de conhecer os colecionadores, mas antes de perceber quais são os objetos que existem em privado, como estão a ser estudados (se estão a ser estudados) e, sobretudo, como é que estes objetos são acessíveis ao público e o que poderá acontecer a estes espólios no futuro.