Document details

A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas

Author(s): Sousa, Vítor Emanuel Pereira de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/18887

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Performance empresarial; Vantagem competitiva; Orientação para o mercado; Orientação para a inovação; Capacidades de marketing; Marketing estratégico


Description

O estudo desenvolvido tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de marketing estratégico e a sua influência na performance empresarial. Perante a intensificação da concorrência, as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes, com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização. Neste contexto, parece consensual que o marketing estratégico assume uma grande importância na performance empresarial. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance empresarial. Para tal, foi construído um modelo de investigação para testar um conjunto de hipóteses que permitem a identificação destes determinantes. Foram recolhidos dados de 206 empresas portuguesas, que foram, posteriormente, analisados através de técnicas estatísticas. Constatou-se que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por último, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents