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A imprensa militar especializada e os desafios das novas tecnologias

Author(s): Rodrigues, Filipe da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19254

Origin: Academia Militar

Subject(s): Imprensa militar especializada; Revistas militares; Revista da Cavalaria; Internet; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como objeto de estudo a Revista da Cavalaria, uma publicação militar especializada, que na sua longa história acompanhou as transformações estruturais no país e os desafios que se foram colocando às Forças Armadas, mais particularmente ao Exército e à Arma da Cavalaria. Recentemente, ocorreram mudanças de vulto no projeto editorial da revista, com a passagem desta ao suporte online. O objetivo do estudo consiste assim em avaliar como a Revista da Cavalaria está a responder aos desafios relacionados com as novas tecnologias, nomeadamente com a presença da mesma nas redes sociais e no seu próprio sítio online. Para tal, além da revisão de literatura, foram efetuadas três tipos diferentes de entrevistas a membros que estão/estiveram ligados à Revista da Cavalaria, e também foi efetuado um inquérito direcionado a associados da revista, sendo por isso um estudo baseado numa estratégia de investigação quantitativa e qualitativa. Conclui-se que o grande desafio para o futuro da revista será o de incentivar todos os associados, e até mesmo leitores não associados, a interagir com a revista, seja na contribuição com artigos, seja na sugestão de melhorias. Outros desafios relevantes serão a sustentabilidade financeira, a divulgação da Revista da Cavalaria, a maximização da sua página na rede social Facebook, o acompanhamento das unidades de Cavalaria, tornar os meios online mais apelativos, a organização de eventos por parte da Associação Revista da Cavalaria, e por fim, o desafio de voltar ao suporte papel. O projeto da Revista da Cavalaria tem de ser de todos e não apenas de um grupo restrito de militares que tentam a todo o custo suportá-lo.

The actual applied research work has an object of study the Revista da Cavalaria, a specialized military publication that in its long history has followed the structural changes in the country and the challenges that have arisen for the Armed Forces, more particularly the Army and the Armour. Recently, there have been major changes in the magazine's editorial project, with the move to online support. The aim of the study is to evaluate how Revista da Cavalaria is responding to the challenges related to new technologies, namely with its presence on social networks and on its own online site. The aim of study is to evaluate how Revista da Cavalaria will reply to the challenges related with new technologies, namely with the attendance of the same in social networks and on his own website. For such thing, besides reviewing the literature, there were carried out three different types of interviews who are/were associated to the Revista da Cavalaria, and it was also accomplished an inquiry directed to the journal associates, being therefore a study based on a quantitative and qualitative research strategy. It is concluded that the main goal to the future of the journal will be to encourage all associates, even the readers who are not associates, to interact with the journal, either in contribution of articles or in the suggestion of improvements. Other relevant challenges will be the financial sustainability, the divulgation of Revista da Cavalaria, the maximization of his page in the social network Facebook, the attendance of cavalry units, make online media more appellative, the organization of events by the Associação Revista da Cavalaria, and finally, the challenge of returning to paper. The Revista da Cavalaria project has to be everyone’s project and not only belong to a restricted group of military personnel who try everything to support it.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Rodrigues, Paulo Sérgio de Almeida
Contributor(s) Repositório Comum
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