Document details

O Programa Escola Segura na prevenção da violência escolar

Author(s): Pinto, Rui Pedro dos Santos Óscar

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19286

Origin: Academia Militar

Subject(s): Violência; Escola Segura; Prevenção; GNR; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O presente relatório científico intitulado “O Programa Escola Segura na prevenção da violência escolar” apresenta-se como um estudo de caso que tem como objetivo uma avaliação / caraterização da forma como se concretiza, ao nível territorial, a articulação entre o Programa Escola Segura e as ações desenvolvidas pelas escolas na prevenção da violência escolar, identificando os bloqueios e as potencialidades de colaboração, as linhas de atuação mais aferidas. e um possível contributo para futuros mecanismos de prevenção na zona de ação do Destacamento de Vila Franca de Xira. A violência escolar tornou-se um problema social surgindo de novas formas, pelo que, urge criar respostas urgentes e intervenções eficazes. A crescente divulgação das ocorrências de violência nas escolas pelos meios de comunicação, social levou a que este problema adquirisse uma visibilidade pública, transformando-se numa questão relevante no debate político e educativo. Derivado das mudanças que surgiram ao nível do enquadramento social e da própria criminalidade, surgiu o modelo de policiamento de proximidade. A Guarda Nacional Republicana, com vista a preservar o bem-estar e a segurança das crianças e jovens que integram as nossas escolas, implementou o “Programa Escola Segura” de forma a promover uma cultura de segurança nas escolas. Limitou-se este estudo de caso aos alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, a frequentar o 2º e 3º ciclo em dois estabelecimentos de ensino que integram a área de jurisdição do Destacamento Territorial de Vila Franca de Xira. Desta forma, não se pretende extrapolar quaisquer resultados a nível regional ou mesmo nacional. Para responder à questão central, foram formuladas questões derivadas e hipóteses, cujas respostas foram encontradas nas entrevistas e questionários realizados. Após a recolha e análise das referidas entrevistas e questionários, concluímos que existe uma articulação consolidada e eficaz do Núcleo da Escola Segura (NES) com os órgãos de gestão das escolas e que ao longo dos anos, a sua intervenção tem potenciado a prevenção da violência escolar. Evidenciaram-se igualmente alguns constrangimentos relacionados com um patrulhamento regular aos estabelecimentos, uma formação dos militares no âmbito do Programa e um número de efetivos e de recursos afetos ao Programa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Marco Paulo Almeida de Rodrigues
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents