Author(s):
Silva, Margarida Alves da
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19400
Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Subject(s): Turismo; Eventos; Marketing turístico; Comunicação; Smart Times; Tourism; Events; Communication; Tourism Marketing; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Description
A presente investigação tem como principal objetivo avaliar o potencial estratégico dos eventos na comunicação de um destino turístico. Perante um cenário crescente de competitividade no setor turístico, em que os destinos sentem uma necessidade cada vez maior de se diferenciar e ir ao encontro das exigências e necessidades do consumidor atual, que procura viver experiências únicas e enriquecedoras. Atualmente, os eventos assumem destaque pelo contributo que fornecem na gestão dos destinos turísticos e pela sua progressiva utilização enquanto ferramenta de comunicação dos mesmos. Através do estudo de caso do evento Smart Times 2014 realizado na região de Cascais, desenhou-se o modelo de investigação que visa dar resposta à avaliação da influência dos eventos na comunicação e acesso aos recursos disponibilizados pelo destino turístico. Os resultados obtidos através da aplicação das ferramentas de análise estatística, permitiram inferir que a adesão a um evento assume especial importância na difusão do destino, assim como permite a formação de perceções positivas acerca do mesmo por parte dos consumidores, fator crucial para o sector turístico.
This research aims to evaluate the strategic potential of the events in the communication of a tourist destination. Facing a scenario of an increasing competitiveness in the tourism sector, where destinations feel a growing need to differentiate and meet the demands and needs of today's consumer that seeks to live unique and enriching experiences. Currently, events assume highlight due to the input they provide in the management of tourist destinations and their progressive use as a communication tool of thereof. Through the Smart Times 2014 event case study in Cascais, drew up the research model that aims to respond to the evaluation of the influence of events in communication and access to resources provided by the tourist destination. The results obtained by applying the statistical analysis tools, allowed to infer that adherence to an event assume a particular importance in the diffusion of the destiny, and allows the formation of a positive perceptions about the tourist destination by consumers, crucial factor for the tourism sector.