Document details

A disciplina na creche e no jardim-de-infância

Author(s): Costa, Jennifer Sofia Monteiro da

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19632

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Disciplina; Conflito; Regras; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Discipline; Conflicts; Rules


Description

O presente relatório de investigação tem como tema “A disciplina na Creche e Jardim-de-Infância – Instauração e regulação”. Este tem como principal objetivo proporcionar uma maior compreensão daquilo que é a disciplina e que estratégias podem ser adotadas por educadores/as de modo a melhorar as suas práticas pedagógicas. Para tal, torna-se necessário perceber as conceções das educadoras com quem foi realizado o meu estágio, bem como as suas estratégias mediante problemáticas ligadas à disciplina. Nomeadamente, os conflitos. Apresenta como principal abordagem a investigação-ação, tendo como metodologias o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, procurando interpretar os dados e informações recolhidas, relacionadas ao tema de estudo, nos contextos de Creche e Jardim-de-Infância onde decorreram os quatro períodos de estágio integrados no mestrado em Educação Pré-Escolar. Primeiramente é realizada uma abordagem teórica relacionada ao tema em articulação com momentos e experiências vivenciadas ao longo dos estágios. Assim, o presente relatório apresenta também uma abordagem interventiva que pretende proporcionar uma reflexão no âmbito das intervenções realizadas. Como principais dispositivos de recolha de informação foram utilizados a observação participante, as notas de campo, inquérito por questionário e análise documental. Finalizando, realizou-se uma análise e reflexão retrospetiva das informações recolhidas bem como das conceções das educadoras cooperantes, apresentadas nas considerações finais do presente relatório.

This research report has as a theme "Discipline in nursery school and kindergarten – Establish and manage". The main purpose of this report is to provide a greater understanding of discipline and what strategies can be adopted by educators to improve their pedagogical practices. There for, it is necessary to understand the concessions of the educators with whom my internship was carried out, as well as their strategies by discipline-related issues. Especially conflicts. It presents as main approach research-action, with the interpretative paradigm methodologies of qualitative research, seeking to interpret the data and information collected, related to the subject of study, in the contexts of nursery school and kindergarten where took place the four periods of internship integrated into the master's degree in pre-school Education. It starts with a theoretical approach related to the theme in conjunction with moments and experiences experienced throughout the stages. Thus, the present report presents also an interventional approach that aims to provide a reflection in the context of the interventions carried out. The main information-gathering devices used were participant observation, field notes, survey and document analysis. Finally, a retrospective analysis and reflection of information collected and the concessions of cooperating teachers, presented in the concluding remarks of this report.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Augusto
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents