Document details

Criação de um clube de produtores de azeitona para a Indagop

Author(s): Reis, Ana Alexandra Couto

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19660

Origin: Instituto Português de Administração de Marketing

Subject(s): Gestão; Gestão estratégia; Marketing relacional; Setor agro-alimentar; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Nos últimos anos, tem-se assistido a profundas alterações no mundo empresarial, influenciadas por diversos fatores como: a globalização, o aumento da competitividade, escassez dos recursos e crescente exigência dos consumidores. A competitividade pelos mesmos mercados, pressiona as organizações a reformularem estratégias centradas na criação e fortificação de relações a longo prazo e na agregação de valor acrescentado do produto, alcançado através de formação de alianças estratégicas. A Indagrop, é uma empresa agroindustrial em crescimento, quer a nível nacional como internacional, porém identificou um problema. Este afeta o seu desempenho e condiciona o seu crescimento, que é a dispersão e escassez da produção de azeitona. O objetivo deste projeto é apresentar uma solução para este problema, que passa pela criação de um clube de produtores de azeitona, de modo a concentrar a produção e incentivar os produtores a produzir em maior quantidade e qualidade. Portanto, o estudo incidiu sobre os stakeholders agrícolas, no qual foram analisadas as seguintes categorias: dificuldades do segmento de mercado em questão, as funções das organizações que se relacionam diretamente com produtores agrícolas, posteriormente, passa por uma análise que incidiu na perspetiva dos produtores sobre os critérios de seleção das empresas a quem vendem os seus produtos e sobre os serviços e condições que valorizam e procuram nas instituições de apoio. Para além disso, observou-se a qualidade exigida pelas empresas, as relações entre organização/produtor e por último, as dificuldades dos produtores de azeitona, especificamente da azeitona galega. Os resultados obtidos contribuem para que a Indagrop e os produtores desenvolvam relações fortes e duradouras, que permita e sustente a criação deste clube produtores, de forma a garantir o alcance dos objetivos de ambas as partes envolvidas sejam alcançados, refletindo-se num melhor desempenho para os envolvidos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Aragonez, Teresa
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents