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Os eventos corporativos como ferramenta motivacional: estudo de caso do Grupo CH

Author(s): Franco, Maria Campos Martins

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19725

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Eventos; Eventos corporativos; Motivação; Grupo CH; Events; Corporate events; Motivation; CH group; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Com o decorrer dos anos, o desenvolvimento e o crescimento da área de eventos é cada vez mais notório. Começou a haver a necessidade de reunir pessoas com interesses, em áreas e temas, comuns. Um evento é uma ação planeada que ocorre numa determinada data e local antecipadamente decidido com o intuito de cumprir objetivos também previamente alinhados, por exemplo celebração de uma data ou acontecimento importante, festas populares, ações sociais, acontecimentos desportivos, entre outros. No sector corporativo, as empresas também sentiram essa necessidade, de estar cada vez mais próximo do consumidor, realizando eventos externos, e cada vez mais perto dos trabalhadores, promovendo eventos internos. Este trabalho foca-se na área corporativa, especificamente nos eventos internos. Estas ações são realizadas com o intuito de criar ligações entre as pessoas, aumentar e melhorar o espirito de equipa, criar novas estratégias de mercado, celebrar algum ganho importante, motivar, entre outros. A motivação tem sido dos temas mais abordados na área do comportamento organizacional, já que é cada vez mais importante para uma organização que os seus colaboradores se sintam motivados. Este relatório de estágio, surge nesta linha de raciocínio, procurando dar resposta à questão “como é que os eventos internos poderão motivar os colaboradores de uma empresa?” através de um estudo de caso – a empresa de consultoria Grupo CH. Considerada das melhores empresas para trabalhar, de 2011 a 2014, e premiada pela Exame, o Grupo CH promove cerca de cinco a seis eventos internos anualmente. Estes têm como objetivo criar ligação e confiança entre os colaboradores e a empresa. Com estes eventos, pretende-se ainda melhorar os níveis de motivação interna para que a organização atinja o sucesso. Com base em metodologias qualitativas e quantitativas, tentou-se compreender de que maneiras os eventos que esta organização realiza contribuem para a motivação do trabalhador. Verificou-se que, genericamente, as práticas de promoção da motivação da empresa têm resultados positivos. Existem dois grandes eventos internos que apresentam resultados mais favoráveis à motivação intrínseca e extrínseca dos colaboradores. Apurou-se anda que outros eventos realizados pela organização não fornecem os mesmos resultados e tornam-se pouco interessantes e pouco atrativos aos olhos dos trabalhadores.

Over the years, the development and growth of the events area is increasingly felt. There has been a growing need to gather people with interests in common areas and themes. An event is a planned action that occurs at a specific date and place previously decided, in order to fulfil objectives also previously lined up, for example celebration of a date or important event, festivals, social activities, sporting events, among others. In the corporate sector, the companies also felt this need to be closer to consumers, conducting external events, and closer to employees, which is the case of internal events. In this report, our focus is on the corporate area, specifically in internal events. These actions are carried out in order to create connections between employees, increase and improve team spirit, create new market strategies, celebrate any capital gain, motivating, and others. Motivation has been one of the topics most addressed in the area of organizational behaviour, since it is increasingly important for an organization that its employees feel motivated. This internship report follows this line of thinking, and tries to find an answer to the question “How do internal events motivate the employees of a company?”, through a case study- the consultancy firm Group CH. Considered one of the best companies to work, from 2011 to 2014, and awarded a prize by Exame magazine, the CH Group organizes about five to six intern events annually. These are intended to create connection and trust between employees and the company. The events also aim to further improve the levels of employee motivation so that success is achieved. On the basis of qualitative and quantitative methodologies, we tried to understand in what way the events that this organization organizes contribute to the motivation of employees. Results show that, generally speaking, the practices the company uses to promote motivation are successful. There are two major internal events that present more favourable results considering the employees' intrinsic and extrinsic motivation. It was also possible to learn that other events carried out by the organization do not provide the same results and become uninteresting and unattractive in the eyes of employees.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Calisto, Maria de Lurdes Santana
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
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