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Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania

Author(s): Riqueza, Ana Catarina Cabral

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19773

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Educação para a cidadania; Valores democráticos; Diário de turma; Conselho de turma; Literatura para a infância; Education for citizenship; Democratic values; Class diary; Class Council; Children's literature


Description

O panorama atual das sociedades democráticas apela à escola que exerça um papel ativo na formação cívica dos cidadãos, devendo fazê-lo através da educação para a cidadania. No entanto, esta nem sempre constitui um ato intrínseco à prática pedagógica dos docentes, ficando aquém do que é pressuposto pelos documentos normativos e órgãos centrais. Considerando a importância que a educação para a cidadania e no âmbito dos valores democráticos pode acarretar para a sociedade em geral centrei a minha atenção neste projeto nas questões sociais. Assim, a intervenção desenvolvida neste contexto teve como intuito compreender de que modo o recurso a diários e conselhos de turma aliados à literatura infantil poderiam contribuir para a aprendizagem e a prática da cidadania. Relativamente à metodologia investigativa utilizada neste projeto, esta enquadra-se no âmbito da investigação-ação sendo, uma investigação qualitativa. Deste modo, os métodos e instrumentos de recolha de dados decorreram, essencialmente, da participação ativa que tive no contexto. Assim, recorri à observação participante, captando registos fotográficos, áudio e vídeo e escrevendo notas de campo. Em detrimento destas surgiu, portanto, a análise de dados que foi realizada mediante o recurso aos diários de turma e ao questionário final feito à turma. Permitindo-me constatar que a implementação das diversas metodologias em sala de aula originou, não só, uma evidente alteração dos comportamentos da turma mas, também, uma maior consciencialização dos alunos relativamente aos valores democráticos.

The current panorama of democratic societies calls on the school to play an active role in citizens' civic education, and must do so through citizenship education. However, this is not always an intrinsic act to the pedagogical practice of teachers, falling short of what is presupposed by normative documents and central bodies. Considering the importance that education for citizenship and within the scope of democratic values can bring to society in general I focused my attention on this project in social issues. Thus, the intervention developed in this context was intended to understand how the use of diaries and class councils allied to children's literature could contribute to the learning and practice of citizenship. Regarding the research methodology used in this project, this is part of the research-action, being a qualitative investigation. In this way, the methods and instruments for data collection were essentially the result of the active participation I had in the context. Thus, I turned to participant observation, capturing photographic records, audio and video, and writing field notes. To the detriment of these came, therefore, the analysis of data that was made through the use of class journals and the final questionnaire made to the class. Allowing me to note that the implementation of the various methodologies in the classroom led not only to an obvious change in the behavior of the class but also to a greater awareness of students regarding democratic values.

Relatório da componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes da Silva, Cristina Maria
Contributor(s) Riqueza, Ana Catarina Cabral
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