Document details

Estratégias pedagógicas ao nível da Matemática (conceito de número) segundo o Projeto Optimist Relatório apresentado

Author(s): Ribeiro, Andreia Manuela Pereira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19802

Origin: Instituto Superior Politécnico Gaya

Subject(s): Estratégias pedagógicas; conceito de número


Description

É na educação pré-escolar que as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigativa; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…). Assim, no dia-a-dia de uma sala do pré-escolar existem inúmeras oportunidades para trabalhar matemática e designadamente a resolução de problemas. Deste modo, as crianças à entrada do 1.º ciclo possuem um conjunto de conhecimentos de Matemática que é necessário ter em conta. As metas que a seguir se indicam constituem os desempenhos esperados no final da educação pré-escolar e devem constituir um referencial, quer para os educadores de infância, quer para os professores do 1.º ciclo. Estão organizadas por temas como no 1.º ciclo e é pressuposto que as capacidades transversais, e em especial a resolução de problemas, se desenvolvam de modo integrado nos diferentes temas, daí a sua explicitação em cada um deles.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cabral, Ana Paula
Contributor(s) Ribeiro, Andreia Manuela Pereira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents