Document details

Fármacos que afetam a qualidade vocal

Author(s): Lopes, Ana Rita Santos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19954

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Voz; Desordens vocais; Fármacos; Efeitos adversos


Description

A voz é um aspeto muito importante para o ser humano, pois dela depende grande parte da nossa comunicação. Os distúrbios vocais podem afetar pessoas de todas as faixas etárias e ser desencadeados por fatores fisiopatológicos associados a um mau funcionamento da laringe e das vias respiratórias, ou ser desencadeados por fatores psicogénicos, comportamentais e farmacológicos. As desordens vocais provocadas por fármacos podem dever-se a efeitos adversos de diferentes classes farmacológicas, nomeadamente ser agravadas por tosse, disfonia, xerostomia, sialorreia, alteração do timbre vocal, disartria, hemorragia e acidez estomacal. Apesar de existirem muitos fármacos que afetam a qualidade vocal negativamente, também existem fármacos que podem ser utilizados na sua terapêutica como os que reduzem a acidez gástrica, os corticosteróides sistémicos para redução dos edemas vocais, antitússicos e expetorantes e a toxina botulínica para a disfonia espasmódica. Esta monografia consiste numa revisão bibliográfica da literatura científica sobre os fármacos que afetam a qualidade vocal, os mecanismos dos fármacos que causam desordens vocais e também algumas medidas terapêuticas associadas aos distúrbios vocais.

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Isabel Margarida
Contributor(s) Lopes, Ana Rita Santos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents