Document details

Brincar na natureza: explorar o Jardim Botânico com crianças dos 2 aos 6 anos

Author(s): Rodrigues, Ana Filipa Fernandes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20009

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Crianças; Brincar na Natureza; Sustentabilidade Ambiental; Saúde


Description

Programas de intervenção pedagógica em espaços naturais, que articulam a educação de infância, a educação ambiental e a educação para a saúde, devem ser cada vez mais uma preocupação de pais, mães, profissionais, instituições e governos. O Projeto “Brincar na Natureza: explorar o Jardim Botânico com crianças dos 2 aos 6 anos”, partiu da questão “O brincar livre na natureza promove uma relação positiva da criança com os elementos naturais, bem como oportunidades de socialização significativas?”. Contemplou uma formação prévia com a equipa educativa e outra com as famílias, teve a duração de 8 semanas e decorreu no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, todas as quartas-feiras, em Maio e Junho de 2017. Para além de um Diário de Bordo onde foram registados os aspetos relevantes de cada sessão, foi feita uma avaliação inicial através de questionários às famílias, entrevistas às crianças e a utilização da Escala de Aptidões Sociais (EAS). Estes instrumentos foram novamente utilizados como forma de avaliação no final do projeto. Como principais resultados do projeto temos uma maior cooperação e respeito entre as crianças; diminuição dos conflitos entre elas; maior capacidade de levantar questões e resolver problemas; maior empatia com o ambiente e conhecimento de elementos naturais; integração, no currículo da instituição, do contacto regular com ambientes naturais; consciencialização, por parte das famílias, das vantagens para o bem-estar e desenvolvimento das crianças, fomentadas por programas de educação outdoor.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents