Document details

O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância

Author(s): Rosa, Daniela Sofia Minhós

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20042

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Espaço; Materiais; Materiais não-estruturados; Materiais estruturados; Exploração; Creche; Jardim de Infância; Investigação-ação; Space; Materials; Non-structured Materials; Structured Materials Exploration; Daycare; Kindergarten; Research-Action


Description

Relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-escolar

O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como principal objetivo compreender de que forma os educadores podem otimizar a exploração dos materiais não-estruturados e quais as estratégias que são por eles utilizadas. Também tem como propósito perceber de que modo é realizada a exploração dos materiais não-estruturados pelas crianças e qual o papel do educador nessa perspetiva. Tendo sempre em vista, compreender qual o lugar que os materiais estruturados e não-estruturados ocupam numa sala de Creche e de Jardim de Infância. A apresentação deste relatório tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. Todas as experiências que vivi durante os dois momentos de estágio, em Creche e Jardim de Infância e as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância, estão refletidas ao longo de todo o relatório, bem como as minhas intervenções e as práticas das duas educadoras cooperantes. Este projeto foi realizado tendo por base a metodologia da Investigação-Ação, sendo que é um método integrado nas metodologias da Investigação Qualitativa que por sua vez está integrada no Paradigma Qualitativo. A partir de uma situação-problema identificada no contexto, procurei mobilizar estratégias para melhorá-la através das minhas intervenções enquanto estagiária. Ao longo deste relatório refleti sobre os aspetos fundamentais que constituem este estágio para melhor responder à questão de partida “Como otimizar a exploração de materiais não-estruturados em Creche e Jardim de Infância?”

The present Investigation Project Report has as main goal understand how the educators can optimize the exploration of non-structured materials and which strategies are used by them. It also has purpose to understand how is made the exploration of non-structured materials by children’s and what is the role of the educator on that perspective. Having always in mind the importance of understand which is the place that structured materials occupy in a Daycare and a Kindergarten. The purpose of this report is to obtain a Preschool Education Master’s Degree. Every experience I have lived through during my two internships, in daycare and kindergarten respectively, as well as my expectations as a future kindergarten teacher, my interventions, and the practices of the two cooperating educators, are reflected throughout this report. This project was carried out based on the Research-Action methodology, which is an approach integrated in the Qualitative Research methodology that in turn is included in the Interpretive Paradigm. From a fragile situation identified in the context, I tried to use some strategies to improve it through my interventions as a trainee. Throughout this report, I have reflected on its fundamental aspects in order to better answer my initial question: “How to optimize the exploration of non-structured materials both in Daycare and Kindergarten?”

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Isabel
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents