Document details

A música portuguesa como fonte indutora do desenvolvimento da criança no 2º ano de escolaridade

Author(s): Soares, Maria do Carmo Lince Núncio Gonçalves

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20060

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Investigação; Proposta pedagógica; Problemática; Intervenção; Expressão musical; Música portuguesa; Educação; Research; Pedagogical proposal; Problematic; Intervention; Musical expression; Portuguese music; Education


Description

Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão prática de foro investigativo desenvolvida no ano letivo 2015/2016, tendo sida desenrolada a ação na escola nº 7 do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant´iago em Setúbal. A presente investigação emergiu no âmbito das unidades curriculares, Estágio II e III e seu é a apresentação e fundamentação da proposta pedagógica, com base numa problemática identificada no contexto de intervenção, bem como a descrição dos recursos utilizados e principais conclusões retiradas da análise dos resultados obtidos. A investigação teve como questão orientadora “Nos processos de aquisição de conhecimento nas diferentes áreas disciplinares e no desenvolvimento integral da criança que impacto pode causar a mobilização da música portuguesa?”. Numa perspetiva de mudança e melhoramento da realidade observada, a investigadora procurou compreender a influência e contributos da música portuguesa num espaço institucional de educação, implementando um projeto educativo, que procurou valorizar as potencialidades da área bem como as ferramentas à disposição, pensando simultaneamente no futuro das crianças. A dimensão investigativa e ação desenvolvida pretenderam também acentuar a consciência da necessidade de desenvolver práticas pedagógico-didáticas onde a criança seja o principal objetivo e assuma um papel ativo e construtivo no seu desenvolvimento. A metodologia patente nesta investigação de foro qualitativo consistiu em investigar sobre as próprias práticas pedagógicas, onde o investigador assume um papel ativo e reflexivo sobre aquilo que experienciou durante toda a intervenção. A recolha de dados foi realizada recorrendo a diversas técnicas como entrevistas, notas de campo, observação, recolha documental, fichas de trabalho, atividades e registo em vídeos e áudio, consideradas as mais adequadas para dar resposta à questão orientadora da presente investigação. A análise dos resultados foi realizada através da elaboração tabelas, gráficos, da observação direta e reflexões conjuntas, permitiu concluir que a utilização da música portuguesa teve um impacto muito visível e positivo enquanto fonte indutora no processo de aquisição de conhecimento nas diferentes áreas disciplinares e no desenvolvimento integral da criança. Em conclusão, os resultados obtidos permitiram confirmar que a área de Expressão Musical é um elemento facilitador do desenvolvimento do ser humano, nas diferentes áreas disciplinares e não disciplinares. A música assume assim um papel de destaque, não só como fonte indutora de um desenvolvimento individual de cada criança, como assumindo um papel indutor nas relações entre pares, integração, respeito e cooperação de todas as crianças da turma, em suma do seu desenvolvimento humano e social.

This report on the Supervised Teaching Practice in Pre-school and 1st cycle Basic Education aims to present the aspects inherent to the practical dimension of an investigative forum developed in the 2015/2016 school year, cluster of Schools Order of Sant'iago in Setúbal. The present investigation emerged within the scope of the curricular units, Stage II and III and its is the presentation and foundation of the pedagogical proposal, based on a problematic identified in the context of intervention, as well as the description of the resources used and the main conclusions drawn from the analysis of the results obtained. The research had as guiding question “In the processes of acquisition of knowledge in the different disciplinary areas and in the integral development of the child what impacts can cause the mobilization of Portuguese music?”. In a perspective of change and improvement of reality observed, the researcher sought to understand the influence and contributions of Portuguese music in an institutional space of education, implementing an educational project, which sought to value the potential of the area as well as the tools available, while thinking about the future of children. The research dimension and action developed also sought to heighten awareness of the need to develop pedagogical-didactic practices where the child is the main objective and assume an active and constructive role in its development. The methodology used in this qualitative research consisted of investigating the pedagogical practices themselves, where the researcher takes an active and reflexive role in what he / she has experienced throughout the intervention. The data collection was carried out using several techniques such as interviews, field notes, observation, documentary collection, work sheets, activities and registration in videos and audio, considered the most appropriate to answer the guiding question of the present investigation. The analysis of the results was done through the elaboration of tables, graphs, direct observation and joint reflections. It was concluded that the use of Portuguese music had a very visible and positive impact as an inductive source in the process of knowledge acquisition in the different disciplinary areas and in the development of the child. In conclusion, the results obtained allowed to confirm that the area of Musical Expression is an element that facilitates the development of the human being, in the different disciplinary and non disciplinary areas. Music thus plays a prominent role, not only as an inducing source of individual development for each child, but also as an inducing role in the relationships between peers, integration, respect and cooperation of all the children in the class, in addition to their human and social development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vasconcelos, António Ângelo de Jesus Ferreira de
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents