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Happy cities como modelo de desenvolvimento sustentável: o caso de três bairros de Lisboa

Author(s): Santos, Mariana Fernandes Farinha dos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20121

Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

Subject(s): Marketing; Felicidade; Branding; Projeto de mestrado


Description

O desenvolvimento de qualquer território deve assentar em modelos de desenvolvimento sustentável que permitam a equidade entre o meio económico, o ambiental e o social, i.e., garantir que a satisfação das necessidades de hoje, não irão comprometer a capacidade de satisfação das gerações de amanhã. É através da criação de planos de Marketing Territorial que são desenhadas por estratégias que permitem posicionar e promover os diferentes Destinos, de modo a torná-los atractivos, para residentes e não-residentes (turistas). O Índice de Felicidade, i.e., o sentimento que cada cada território provoca num indivíduo, torna-se deste modo crucial na elaboração de qualquer plano de marketing territorial. Este projecto teve como objecto de estudo: bairro de Alfama, bairro do Intendente e a Freguesia da Estrela. O seu principal objectivo foi perceber qual o tipo de importância do Índice de Felicidade enquanto elemento dinamizador de atracção da população residente e não residente num território. Através da realização de inquéritos, a residentes e não residentes, foi possível recolher dados e proceder à análise do Índice de Felicidade que actualmente existe, e conhecer os planos de desenvolvimento que cada uma das Freguesias tem previstos para o futuro. O conhecimento obtido permitiu criar uma estratégia de comunicação de marketing territorial que assenta num modelo de desenvolvimento sustentável, do qual se propõe um determinado conjunto de iniciativas que permitirão não só potenciar os actuais planos de desenvolvimento em curso em cada uma das freguesias, bem como aumentar o Índice de Felicidade dos residentes e a atractividade dos Destinos-alvo a não residentes (turistas).

The development of any territory should be based on models of sustainable development which allow the equity between the economic, environmental and social aspects, i.e., ensuring that the needs of today, will not impair the ability of satisfaction of the generations of tomorrow. It is through the creation of territorial marketing which are designed strategies that allow them to position and promote the different destinations, in order to make them attractive to residents and non-residents (tourists). The Index of Happiness, i.e., the feeling that every territory causes in an individual, becomes very crucial to the development of any plan of territorial marketing. This project had as its object of study: Bairro de Alfama; Bairro do Intendente and Freguesia da Estrela. Its main objective was to realize what type of influence/importance of the Index of happiness creates for the attraction element of the resident population and not resident in each territory. Through the realization of investigations, to the residents and non-residents, it was possible to gather data and to examine the contents of happiness that currently exists in each of the targets, and knowing the development plans for each. The knowledge gained made it possible to create a communication strategy for territorial marketing which is based on a model of sustainable development, which proposes a serie of initiatives that will not only enhance the current plans of development underway in each of them, as well as increase the index of happiness of residents and the attractiveness of destinations to target the non-residents (tourists).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dutschke, Georg; Casaca, Joaquim
Contributor(s) Repositório Comum
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