Author(s):
Valido, Rita Teodoro
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20275
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): PHDA; Professor; Formação; Conhecimentos; Estratégias,; KADDS; IBMAS.; ADHD; Teacher; Training; Knowledge; Strategies
Description
A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) tem um impacto significativo nas crianças em termos sociais, emocionais e académicos (Blotnicky-Gallant, Martin, McGonnell & Corkum, 2014). Os professores desempenham um papel decisivo na promoção de qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem. Como tal, têm especiais responsabilidades no sucesso de integração/inclusão escolar das crianças com PHDA (Barkley, 2002; Lopes, 2004). O presente estudo teve como finalidade identificar os conhecimentos dos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) bem como as práticas pedagógicas (gestão de comportamento e estratégias de ensino-aprendizagem) adotadas em situação de PHDA. Estudos prévios (e.g. Sciutto, Terjesen & Frank, 2000) sugerem que os docentes têm um baixo conhecimento sobre a PHDA, muito embora se estime que 5% das crianças em idade escolar a possuam (Barkley, 1998; DuPaul & Stoner, 2003; Lorente & Ávila, 2004). A literatura indica ainda que as práticas pedagógicas são especialmente influenciadas pela exposição com crianças com PHDA, ou seja, o contacto dos docentes com crianças com a perturbação e tempo de serviço dos mesmos (Sciutto et al., 2000 & Blotnicky-Gallant et al., 2015). O estudo analisou uma amostra (N=302) de docentes do 1.º CEB de escolas públicas e privadas da região de Lisboa, com recurso a dois instrumentos: uma versão do Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS) de Sciutto, Terjesen e Frank (2000) e uma versão do Instructional and Behavior Management Approaches Survey (IBMAS), de Martinussen, Tannock e Chaban (2011). Os resultados indicam que os professores têm um baixo conhecimento geral (46,9%) sobre a problemática, embora superior no que toca aos conhecimentos sobre Sintomas/Diagnóstico e Tratamento. Quanto às práticas reportou-se uma utilização frequente de estratégias recomendadas para a gestão de comportamento e para as estratégias de ensino-aprendizagem.
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) has a significant impact on children´s social, emotional and academic performance (Blotnicky-Gallant, Martin, McGonnell & Corkum, 2014). Teachers play a key role promoting the quality of the global teaching-leaning process. Therefore they have special responsibilities on a successful integration of children with ADHD (Barkley, 2002; Lopes, 2004). The aim of the present study was to identify the knowledge of teacher’s elementary school, as well as the pedagogic practices (managing behaviour and strategies of teaching) adopted in situations of ADHD: early studies (e.g. Sciutto, Terjesen & Frank, 2000) suggest that teachers have little knowledge of ADHD, although 5% of children of learning age have it (Barkley, 1998; DuPaul & Stoner, 2003; Lorente & Ávila, 2004). All that written indicates that pedagogic practices are specially influenced by their exposure to children with ADHD, meaning, the contact of teachers with these children and the time spent with them (Sciutto et al., 2000 & Blotnicky-Gallant et al., 2015). This study analised a sample (N=302) teacher’s elementary school of public and private schools in the area of Lisbon, using 2 tools: one version of Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS) de Sciutto, Terjesen e Frank (2000) and a version of Instructional and Behavior Management Approaches Survey (IBMAS), de Martinussen, Tannock e Chaban (2011). Results show that teachers have a low overall knowledge (46,9%) about this issue, although bigger when related to the klowledge of symptoms/diagnose and treatment. Regarding the practices it was observed a frequent utilization of strategies recommended to behaviour management e teaching techniques.