Author(s): Funenga, Ana Luísa
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20280
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Artes; Expressões Artísticas; Interdisciplinaridade; 1.º Ciclo do Ensino Básico
Author(s): Funenga, Ana Luísa
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20280
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Artes; Expressões Artísticas; Interdisciplinaridade; 1.º Ciclo do Ensino Básico
O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, pretende refletir sobre o papel das Expressões Artísticas e a articulação destas com outras áreas do currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Expressões Artísticas, são um instrumento fundamental para desenvolver as aprendizagens das crianças, pois podem contribuir para o desenvolvimento do sentido estético, crítico e criativo. As artes contribuem igualmente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, facilitam a expressão dos seus sentimentos, possibilitam o desenvolvimento da imaginação, da percepção e do domínio motor. Este estudo tem como principal objetivo demonstrar a importância das Expressões Artísticas para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças, fortalecendo também o seu progresso pessoal e social. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram: a observação, os registos diários, as conversas informais e os questionários. Os participantes envolvidos neste estudo foram os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, os professores da instituição e os encarregados de educação da turma onde foi realizado o estágio. Os resultados obtidos para a concretização deste estudo revelaram que as Expressões Artísticas, embora consideradas fundamentais no desenvolvimento global da criança por professores e encarregados de educação, são objeto de contradição no discurso e prática dos docentes, levando à falta de empenho dos alunos e à dificuldade de trabalho quando estas são postas em prática.