Document details

Prevenção do bullying em contexto escolar

Author(s): Custódio, Adriana Filipa Paulico

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20628

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Prevenção do bullying; Bullying; Medidas preventivas; Prevention of bullying; Bullying; Preventive measures


Description

O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação tem como base a prevenção do bullying que foi desenvolvida num semestre, no 2º ano de escolaridade do ensino básico. Nos últimos anos são muitos os psicólogos que procuram aprofundar conhecimentos sobre o bullying e a sua prevenção, pois é um tema preocupante e que afeta a sociedade a vários níveis: emocional, social e psicologicamente. Porém, este tema tem de deixar de ser apenas uma preocupação para os psicólogos tem de passar a ser para todas as instituições escolares e respetivos docentes. Visto que é na escola onde os alunos passam a maior parte do seu tempo, aprendem a viver com outros, e por esses motivos também é onde mais ocorre o bullying. No contexto do paradigma interpretativo, esta investigação assume um design de investigação-ação, e implicou o desenvolvimento de atividades, promovidas junto de uma turma de 2º ano de escolaridade, com o intuito de diminuir e/ou prevenir o bullying, no presente e no futuro. Desta forma, recorreu-se a vários instrumentos, como a observação, inquéritos, diário, conversas informais e entrevistas, para se observar, planificar, refletir e intervir junto dos participantes. Os resultados dão conta da implementação do projeto de intervenção e evidenciam o contributo das estratégias preventivas de bullying.

This research report was developed in the context of a Master Qualification for Teaching in Preschool Education and Primary School. The research is based on a prevention program on bullying that has been developed during a semester in a 2nd grade of primary school. In recent years there are many psychologists who seek to deepen knowledge about bullying and its prevention, because it is a matter of concern and affects society at various levels: emotionally, socially and psychologically. However, this issue has to stop being just a concern for psychologists must pass to be for all educational institutions and their respective teachers. Since it is at school where students spend most of their time, learn to live with others, and for these reasons is also where most bullying occurs. In the context of interpretative paradigm, this research assumes a research-action design, and involved the development of activities promoted together with a group of 2nd grade, in order to reduce and prevent bullying from happening in present and future. Thus, we used several tools such as observation, surveys, daily and informal conversations and interviews, to observe, plan, reflect and act with this group of students. The results give account of the implementation of the intervention project and highlight the contribution of preventive strategies for bullying.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Ana Patrícia
Contributor(s) Custódio, Adriana Filipa Paulico
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents